segunda-feira, 9 de março de 2009

"TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR"

Resolvi partilhar com todos alguma coisa que me tem vindo a "martelar" o coração: Será que percebemos realmente o sentido da QUARESMA? Será que me vou ficar pelo "sacrifíciozinho" de não comer doces... chocolates... ou por comer peixe à 6ª. feira e pronto? Não será pouco...? Infantil...? Qual o sentido que dou a esses gestos?


QUARESMA não será antes UM TEMPO FORTE DE ORAÇÃO, UM TEMPO FORTE DE UNIÃO AO SENHOR, AO QUE A IGREJA ME PROPÕE (juntamente - sim - com o jejum e a esmola feitos de uma maneira adulta e séria...)? Um tempo que me leve a uma intimidade maior com Jesus? Se continuo a viver igual ao antes da Quaresma... se continuo a viver um tempo de Quaresma igual ao do ano passado... como vou ser digna de acolher a PÁSCOA que o Senhor me oferece?


Os mails que vou recebendo tem sido um termómetro = continuam as anedotas sobre o Governo e o Sócrates, as graçolas sobre as "loiras", as troças sobre isto e aquilo... ENQUANTO O SENHOR CAMINHA LENTAMENTRE, SILENCIOSAMENTE, AMOROSAMENTE para a SUA ENTREGA... POR MIM! ...Na esperança que eu - A SUA AMIGA - O acompanhe, que não adormeça como os discípulos enquanto ELE me diz neste tempo de Quaresma: "se queres bater em alguém... se queres dizer mal de alguém... se queres zagar-te com alguém, se queres uma vida de gozo... bate em Mim! Diz mal de Mim! Zanga-te coMigo! Goza coMigo ... pois Eu levo os teus pecados, e todos os pecados do mundo para os cravar na Cruz". Já lá vai uma semana... que não volta para trás! Como estou a aproveitar este "tempo favorável" = "especial em graça" que a Igreja me propõe? Com Deus não há que ter medo, não há que ficar aflito, ELE conhece e perdoa, aceita e abraça o "trabalhador de ultima hora". Com ELE vamos sempre a tempo.


A QUARESMA é também tempo de renovar o meu olhar sobre a Cruz do Senhor, iluminando com uma nova luz esse "CENTRO" da nossa Fé. É tempo de olharmos a Cruz longamente até conseguirmos identificar e aprender a ler os sinais de amor com que está revestida! Temos os olhos cheios de falsas imagens da Cruz. Ela pode curar os nossos medos, todas as nossas doenças, todos os nossos pecados! Medos, doenças e pecados que nos afastam não só de Jesus mas também de nós próprios! Porque não nos encaramos e preferimos ocultar os cantos escuros do nosso coração em vez de os curar! Na Cruz está a resposta à nossa Transfiguração que hoje o Senhor nos convida a contemplar juntamente com Pedro, Tiago e João. Em anexo deixo a imagem de uma Cruz com a qual me cruzei num corredor do Cenáculo em Jerusalém... Passou a ser a MINHA Cruz que, com muita alegria, partilho com todos.



BOM DOMINGO!

Teresa Olazabal

Sem comentários: