segunda-feira, 16 de março de 2009

Que bom... de novo em casa!!!

"...Ainda ele vinha longe quando o Pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. ... Mas o pai respondeu: 'trazei depressa a túnica mais bela' ... E começou a festa..."
(do Evangelho da Missa de 14/03/09, Lc 15,1-3,11-32)

Vamos imaginar um pai fantástico. Alguém até que eu reconheça. O filho - depois de lhe pedir dinheiro - "foi à vida" e desbaratinou tudo em drogas, jogo, mulheres e vinho! Volta arruinado, doente, arrastando o mêdo! O pai está nervoso mas contente! Ama o filho e esperou tanto por este momento! Como é bom, escolheu o escritório em vez do salão principal da casa para falar com ele, será mais discreto! Esperá-lo no hall tabém seria demais... Tenso, anda de um lado para o outro, tem o discurso preparado há horas, discurso que lhe dirá "depois" - só depois, claro - de ouvir as explicações que o filho óbviamente lhe "deve"! Como bom pai que é, vai ajudá-lo e recebê-lo de volta a casa. Pede-lhe certezas, garantias, assinaturas, carimbos de que realmente está mudado. Será uma conversa difícil, espera conter-se e não discutir... é um bom pai e ama muito o seu filho.

Vamos lembrar agora a mesma hstória contada por Lucas no Evangelho de hoje: "ao longe o Pai viu-o! Louco de alegria larga tudo o que está a fazer e ao ver como o filho vem, chora com ele, corre pela estrada abaixo e abraça-o, e cobre-o de beijos! O coração diz-lhe que o filho precisa TANTO de sentir o seu amor e perdão! 'Pai...' 'Deixa lá isso! Vem!' E abraçando-o, abaixa-se para ajudar a caminhar este filho que chega miserável, mal se tem nas pernas! E vai gritando pelos criados: 'Depressa! tragam roupa boa!Sapatos confortáveis! O meu anel! Não vêm como vem desfeito? Matem um vitelo, o mais gordo! Abram vinho! Vamos cear que ele vem cheio de fome! Quero festa! Alegria! O meu filho voltou! Vamos acolhê-lo e dar-lhe dignidade! Ele quer voltar de NOVO para casa!"

"- Desculpa lá, ó Senhor, mas esta segunda história é pura ficção! Ou não...? O que é isto? - 'Isto', chama-se Compaixão... Perdão... AMOR!!! Até ao fim da Quaresma, estarei no alto do caminho à espreita, de braços abertos, a ver quando resolves 'VOLTAR PARA CASA'... para te abraçar... amar! AMAR! AMAR!!!"

Teresa Olazabal

Sem comentários: