segunda-feira, 9 de março de 2009

"Dai e dar-se-vos-á..."

"Sede misericordiosos como o vosso Pai é Miseridordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á..."
(do Evangelho da Missa de 09/03/09, Lc 6,36-38)

Jesus, Mestre paciente, tenta explicar-nos que a nossa vida é a consequência dos nossos actos. Mas enquanto as palavras não baixarem até ao coração... é difícil de as transformarmos em vida concreta. Quando isso acontecer... tudo muda! O mundo passa a ter as côres do arco iris! Brilhante e lindo! Jesus reconhece-nos a dignidade de sermos parecidos com o Pai: "sede misericordiosos COMO o Vosso Pai...". Não é incrível? Quando chegarmos "lá", então, não seremos capazes de julgar, nem condenar, mas sim de perdoar e dar.
SEDE MISERICORDIOSOS COMO O VOSSO PAI! ... É POSSÍVEL, SIM!
Teresa Olazabal

1 comentário:

Joana disse...

Na ultima catequese falamos disto aos nossos meninos...eles facilmente perceberam a parte de ser capazes de perdoar para sermos perdoados e n julgar etc.
Mas tal como acharam complicado dizer as palavras "misericordiosos" e "misericórdia" tb reconheceram ser dificil aplica-las na nossa vida...ser MESMO capazes de perdoar, n julgar os outros e dar (tb ja falamos da passagem do jovem rico) n so as coisas materiais mas tb ajudar os outros e n esperar nd em troca...
É um desafio...

bj