quinta-feira, 5 de março de 2009

Reflexões em atraso

"... Naquele tempo, disse Jesus: 'Quando orardes não digais muitas palavras, como os pagãos, que pensam que serão atendidos por falarem muito'... ...'Orai assim: Pai'...!
(do Evangelho da Missa de 03/03/2009, Mt 6,7-15)

"Naquele tempo" = agora = hoje, "não digas muitas palavras!" = "Eu sei o que precisas... Conheço o teu coração... Deixa que Eu fale também... Tenho tanta coisa para te dizer... Posso...? Queres...?" A humildade do Senhor a suplicar... Trazemos Deus "atordoado" com tanto recado que Lhe "enfiamos" e que Ele está farto de saber, não Lhe damos espaço... voz! "Reza assim: Pai..." Jesus pede para saborearmos devagarinho o Pai Nosso... Hoje (= "aquele tempo") vamos repetir uma frase agora, outra daqui a bocado, e que o dia seja um grande Pai Nosso - consciente, mastigado, saboreado, VERDADEIRO! Não papagueado como o dos pagãos! Deixemos o coração rezar: "PAI...!" "PAI NOSSO...!"


"...Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor..."
(da aclamação do Evangelho da Missa de 04/03/2009, Jl 2,12-12)

"DE TODO O CORAÇÃO!" - Jesus não Se contenta com bocaditos! QUER TUDO! Habituámo-nos a ter quartos fechados à chave no coração... cantos secretos... onde ninguém pode entrar... Por quê? De que tenho medo? Mas Jesus não irá desistir: "Quero o teu coração TODO! Converte-te! = verte-te "com"... verte-te "em"...! Anda! Dá-me o teu coração TODO porque só assim Me poderei derramar TODO em ti e dar-te o que anseias desde sempre! ...Verás que não te arrependes!" Que bom se eu puder dizer no fim da Quaresma:

"...SEDUZISTE-ME, SENHOR, E EU DEIXEI-ME SEDUZIR..."


"... Disse Jesus aos Seus discípulos: 'pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á'..."
(do Evangelho da Missa de 05/03/2009, Mt 7,7-12)

PEDE! PROCURA! BATE À PORTA! = Não desistas! Insiste! Inventa! Chateia! Dá cambalhotas! Mas... ATENÇÃO! De que está a falar Jesus? Do que estou a falar eu? Jesus não fala de "bogalhos" ou seja, não está a oferecer-me carros, camisolas, poder, estéticas, um 20 no exame para o qual não estudei! O que Ele me oferece é o maior tesouro - O ESPÍRITO SANTO - Aquele sem o Qual arrastamos a vida confundindo ALEGRIA com gargalhadas, PLENITUDE com prazer, PAZ com "numa boa"! ELE fará jorrar sobre mim, sobre ti, uma torrente de VIDA que nos trás o que precisamos. Um orvalho cheio de doçura inundará o nosso coração. Nenhum "bogalho" nos poderá oferecer tamanha ALEGRIA!

Hoje, eu quero PEDIR, PROCURAR E BATER À PORTA. E tu?

Teresa Olazabal

Sem comentários: