terça-feira, 25 de março de 2008

Pe. Pascual Chávez Villanueva reeleito Reitor-Mor dos Salesianos

O Pe. Pascual Chávez Villanueva foi eleito Reitor-Mor dos Salesianos.

Esta manhã, os membros do XXVI Capítulo, confirmaram no primeiro escrutínio, o Reitor Mor para o sexénio 2008-2014.

Nascido em Real de Catorce, no estado de San Luis Potosi, no México, no dia 20 de Dezembro do 1947, Pascual Chávez Villanueva foi aluno do «Colégio Mexico», na cidade de Saltillo. Foi neste local que, depois de conhecer os salesianos, amadureceu a intenção de fazer-se filho de Dom Bosco.

Após frequentar o noviciado de Coacalco, emitiu a primeira profissão religiosa salesiana, no dia 16 de Agosto de 1964, e em 1970, em Guadalajara, a profissão perpétua.

Sempre na capital do estado de Jalisco, recebeu no dia 10 de Março de 1973 o ministério diaconal e, no dia 8 de Dezembro do 1973, a ordenação sacerdotal.

Em 1975, depois de dedicar os primeiros anos de ministério presbiteral à comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita, frequentou o Instituto Bíblico, de Roma, licenciando-se em 1977 em Sagrada Escritura.

O Pe. Pascual Chávez Villanueva foi docente e director do Instituto Teológico de São Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988.

Entre 1989 e 1994, foi Inspector dos salesianos do México-Guadalajara. No final desse mandato iniciou o doutorado em Teologia Bíblica, concluído em Salamanca, Espanha, em 1997.

Durante o XXIV Capítulo Geral, no ano de 1996, embora não fosse membro desse Capítulo, foi convidado pelo Reitor-Mor, P. Juan Edmundo Vecchi, a assumir a tarefa de Conselheiro para a Região salesiana 'Interamérica'.

No dia 3 de Abril de 2002, durante o XXV Capítulo Geral, o P. Pascual Chávez Villanueva foi eleito no primeiro escrutínio Reitor-Mor dos Salesianos, tornando-se o IX Sucessor de Dom Bosco, sucedendo ao P. Juan E. Vecchi, falecido no mês de Janeiro desse mesmo ano.

No seu primeiro sexénio o P. Chávez a necessidade de levar o carisma salesiano a níveis espirituais cada vez mais autênticos e o empenho salesiano às fronteiras da actual sociedade e cultura.

As suas Cartas Circulares foram muito apreciadas. Nelas, alternando com aquelas de apresentação das Regiões em que é subdividida a Congregação, ofereceu itinerários de reflexão e de aprofundamento sobre os temas da santidade, da Palavra de Deus e da Vida Religiosa.

As diversas láureas "honoris causa" recebidas no decurso destes anos, foram sempre acompanhadas pela "lectio magistralis" de notáveis qualidades. As suas intervenções e Estréias dadas todos os anos aos diversos grupos da Família Salesiana foram também muito apreciadas, particularmente a deste ano em que faz eco ao apelo do Papa Bento XVI sobre a urgência da educação.

O P. Chávez mostrou-se solícito durante o seu primeiro mandato em visitar todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação, fazendo-se portador do sorriso e da esperança de Dom Bosco. Foram muitos os municípios que se sentiram honrados em oferecer-lhe a Cidadania honorária. Entre esses, o município de Capriglio, terra natal da mãe Margarida, mãe de São João Bosco.

A sua profunda convicção acerca da actualidade e autenticidade da Vida Consagrada levou-o – depois da nomeação "ad quinquennium" por parte de João Paulo II, a membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica – a trabalhar com solicitude pela Vida Religiosa.

Depois de ter sido membro do conselho executivo e da comissão teológica, foi eleito em Novembro de 2006 Presidente da União dos Superiores Gerais. Na qualidade de Reitor-Mor dos Salesianos participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), celebrada em Maio de 2007, em Aparecida (SP), Brasil.

fonte: Agência Ecclesia

2 comentários:

Sílvio disse...

Como disse o Fraga: Tar ao lado do reitor-mor é como estar ao lado de D. Bosco.

E é bem verdade.

Uma das melhores partes do CampoBosco.

Anónimo disse...

sim padre pascual chavez e como se fosse dom bosco nao tive a oportunidade de chegar perto dele mas vi ele no salesiano da av vitoria vitoria es brasil no dia 18 de abril o reitor mor esteve la . gostei do site consegui fazer miha pesquisa sobre o reitor mor.