segunda-feira, 3 de março de 2008

Crenças e Saúde

Olá pessoal

Ora bem...para a disciplina de Saúde Comunitária eu tenho que fazer um trabalho sobre o tema "Crenças e Saúde". Não quero fazer-vos nenhum inquérito sobre o tema, mas como pertencentes a um grupo de jovens cristão gostaria que dessem a vossa opinião até que ponto as vossas crenças podem influenciar ou não a vossa saúde. Sabemos que há por exemplo as Testemunhas de Jeová que se recusam a ser sujeitos a transfusões de sangue; alguma vez já vos aconteceu ou conhecem alguém em que, nalguma situação, a religião interferiu de algum modo no tratamento ou cura?
Se acharem pertinente, digam de vossa justiça...

Bjs a todos

Joana Lorenzo

3 comentários:

ruisdb disse...

Olá. Foi área onde nunca me meti mas a psicologia da religião desde há muitos anos tem encontrado demonstração empírica da relação entre saúde (bem-estar) e filiação religiosa.
Para entrares nessa área, sugiro
http://www.psychwww.com/psyrelig/
Em termos de revistas podes ir a http://www.psychwww.com/psyrelig/journals/journals.htm
eu acompanhei bastante as duas primeiras e são bastante boas.
Vê se a tua faculdade tem acesso a qq uma delas.

sergiofraga disse...

Para mim a religião é um bom alicerce para lidar com a doença e a dor.
Acho que os cristãos que verdadeiramente acreditam em Cristo Ressuscitado, estão em clara vantagem em relação às outras pessoas, para lidarem com estas questões.
Fica aqui a mensagem de Bento XVI para o dia mundial do doente:

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/sick/documents/hf_ben-xvi_mes_20080111_world-day-of-the-sick-2008_po.html

Anónimo disse...

Boas!
Tens esse trabalho de saúde comunitária? É que este ano calhou-me esse tema e não sei mesmo por onde começar... Por isso se me pudesses arranjar esse trabalho agradecia imenso!!