sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Preparando a vinda d'Ele

Conforme prometido, aqui ficam as primeiras reflexões da Teresa Olazabal, sobre passagens das leituras desta semana.
Bom Advento

“Jesus foi para junto do mar da Galileia e, subindo ao monte sentou-se. Veio ter com Ele uma grande multidão trazendo coxos, aleijados, cegos, mudos para serem curados. E Jesus curou-os..."
(Do Evangelho da Missa de 03/12/08, Mt 15,29-37)

Estou inquieta... Não deveria ir até lá também? Afinal os meus passos tropeçam facilmente e, coxos, hesitam no caminho a seguir...; o meu coração, cheio de feridas e ressentimentos aleija-me o viver e tapo-o com medo, não me quero encarar; cega, estou incapaz de ver a beleza no coração de cada irmão, presa como estou- na minha cegueira - às aparencias; e muda, calo-me diante da injustiça, da corrupção e da mentira, acagaçada com o que podem pensar, dizer… Tanta coisa para curar… limpar... transformar...

E se fosse “lá” também? Corro à praia. Jesus ainda lá está, aquele olhar penetrante e doce, sem ressentimento nem reprovação, todo Ele só AMOR! Estava à minha espera cheio de compaixão, acolhimento e perdão... Ajoelho-me e sou aconchegada num abraço sem fim. Ele continua lá, talvez à espera de si, e de si, e também de si... Quais são as suas mazelas? Só Ele as pode curar, só ELE a/o pode ressuscitar...!


"Nem todo aquele que diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus mas só aquele que faz a vontade do Meu Pai..."
(Do evangelho da Missa de 04/12/08, Mt 7,21.24-27)


Esta verdade "apanha-nos" a todos! É... rezamos o Pai Nosso... vamos à Missa... até rezamos o terço... convidamos o Sr. Prior para jantar... não matamos, não roubamos... fazemos umas coisitas... isto é, e resumindo, dizemos: "Senhor, Senhor..". Mas... e a VONTADE do Pai? Qual foi a última vez que me sentei diante de Jesus e Lhe perguntei frontalmente "olhos nos olhos": "o que queres de mim, Senhor? Qual a Tua vontade em relação a esta decisão, esta relação, esta zanga, este gastar, este trabalho?" Qual é o centro da minha vida? O que me move? O "mundo", ou Deus? Acerto o meu passo ao do Senhor, ou quero obriga-lO a acertar o dELE ao meu? "Nem todo o que diz Senhor, Senhor..." mas sim aquele que tem a coragem de enfrentar, cortar, mudar, acabar, ser diferente -mesmo que isso a/o leve á Cruz. Ao Seu lado, inclinado para ele amorosamente, estará, atento e cheio de compaixão, de mão estendida, Jesus...


"Assim fala o Senhor Deus: daqui a muito pouco tempo não há-de o Líbano transformar-se num jardim e o jardim parecer uma floresta?... E o tirano deixará de existir... "
(Da 1ª. leitura da Missa de 05/12/08, Isaías 29,17-24)

"Daqui a muito pouco tempo"... virá Aquele que é a Beleza e a Abundância... Virá Aquele que vem libertar a minha liberdade, acabando de vez com o "tirano" que me tem escravizada/o e acorrentada/o, ao ponto de criar raízes no meu coração amarrando-o e amedrontando-o.

É... será "Daqui a muito pouco tempo"...
Quero acolhê-lO ou vou "prescindir" dELE por mais um ano?

Sem comentários: