quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Continuando a preparar a Sua vinda

"Naquele tempo Jesus percorria todas as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todas as doenças..."
(Do Evangelho da Missa de 06/12/08, Mt. 9, 35-10,1.6-8)

Naquele tempo... e neste tempo! É... Jesus anda por aí percorrendo as ruas da nossa cidade, ensinado nas nossas Igrejas... e pregando o Evangelho. Aproveita para nos "falar" a partir de tudo e de todos... Tenta chegar a mim de "uma outra maneira" porque sabe que eu O acho "um saco"... É capaz de Se meter comigo no elevador do meu prédio, ou de Se sentar na mesa ao meu lado no café ou de vir no mesmo banco que eu no metro... Até é capaz de viver na mesma casa que eu... Anda por aí ansioso e sequioso da minha atenção... talvez "disfarçado" de marido, de irmão, de sacerdote, de filha/o, de cunhada/o, de esposa, de empregada, de amiga/o, de conhecida/o... Cruza-Se comigo a toda a hora... Serei capaz de O reconhecer? Aparece-me onde menos O espero... para me ensinar, curar, conversar, evangelizar, falar dELE... NESTE TEMPO!


"Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discipulos: Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma se tresmalhar não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada...?"
(Do Evangelho da Missa de 09/12/08, Mt. 18,12-14)

Jesus anda à procura da ovelha tresmalhada, Ele "anseia" nascer no seu coração. Este é o tempo da preparação desse encontro entre o Pastor e a/o tresmalhada/o... Mas, será que me quero deixar encontrar? Não estarei a fugir, tão preocupada/o com os enfeites e os presentes ao ponto de me esquecer "O PRESENTE" de Natal? Advento, o tempo de pararmos e de nos sentarmos com tempo diante d"O Presente" e começar desde já a desembrulhá-lo... Devagarinho... curiosamente... e espreitar o que está la dentro...


"Naquele tempo, Jesus exclamou: 'vinde a Mim todos vós que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei...'."
(Do Evangelho da Missa de 10/12/08, Mt. 11,28-30)

Como não hei-de andar cansado... oprimido... se sou escravo do que o mundo me exige, ou seja: ser o primeiro, o mais eficiente, o mais esperto, o mais rico, o mais estudioso, o mais chic, o mais rápido, o mais produtivo... UFF!!!! Jesus conhecendo os meus "curto-circuitos" desafia-me: "Eu Sou o teu Descanso, a solução para a tua estafadeira! Ser o primeiro é muito, muito cansativo... VEM A MIM! PORQUE SÓ EU TE POSSO ALIVIAR (=ENSINAR)...". Gosto de me imaginar no colo de Jesus... lá percebo que não é tão importante assim a voz insinuante do mundo a chamar-me ao primeiro lugar... Esse colo é capaz de me libertar dessas exigências! Vamos experimentar? E depois... que importa se fôr o 2º? Ou mesmo o último... ...se fôr íntegra/o?

Teresa Olazabal

Sem comentários: