sexta-feira, 10 de abril de 2009

dons gratuitos

Obrigado a todos.
Esta Páscoa estou aqui em Roma. A univ. está quase deserta.Quase toda a gente foi para fora. O que dá uma sensação estranha.
Só um bitaite pascal:
no hi5 de um de nós está a frase: Dons gratuitos...será que mereço?
Deep.
Percebo o paradoxo. Recebemos tanto, tão mais do que aquilo que merecemos. Dos bons amigos, da criação, de Deus... E custa esta sensação de não estar à altura. Não é só de não merecer; é de não saber responder ao que nos foi dado.
Mas esta forma de raciocinar ainda é típica de uma mentalidade de negócio, em que se busca o equilíbrio.
Porque os dons são gratuitos. São oferta. Não são pagamento de nada que tenhamos feito. Não são adiantamento por nada que venhamos a fazer. Não são forma de equilibrar seja o que for. São bons, borlas, ofertas. São in-úteis (ou seja, não são "úteis", não seguem a lógica do mercado).
Por isso aos dons que recebemos, não vale a pena perguntar se os merecemos. Não são merecimento. Podemos até ser muito boas pessoas. Os dons não são para compensar esses nossos merecimentos: são mesmo oferta.
A pergunta importante é mesmo outra: aceitas ou dons ou não?
E é esse o paradoxo da páscoa (e da vida). Às vezes, as pessoas vibram religiosamente mais com a Páscoa. Sentem a necessidade de equilibrar as contas com Deus. Olhando para a forma como vivem sentem que há um desequilíbrio entre elas e Deus.
Asneira. O estilo de Deus (que se percebe muito bem hoje, 6ªf Santa) é este: oferta. Sem pedir em troca. Deus oferece-Se. E ponto final. É ocioso perguntarmo-nos se o merecemos, se o nosso estilo de vida está à altura. A questão é outra: aceitas ou recusas?
E esse é que é o drama. De ver um amor recusado.
Mas se aceitarmos esse dom, pode ser que a moda pegue. Pode ser que nas nossas relações (grupo, amigos, namorados, família...) possa aparecer esta lógica do dom oferecido. Que essas relações não se organizem mais a partir de uma tentativa de equilíbrio (ou, pior: a partir da exploração e engano do outro) mas sim a partir da oferta de si. Livremente feita. Livremente aceite.

3 comentários:

Joana disse...

oh rui andas a ver os hi5 dos meninos?? lol

beijoca

Sílvio disse...

tava a precisar de pensar nisto.
Thks Rui.

ruisdb disse...

joana: a mafs fez um comment no meu hi5 e estavas na 1ª pagina dela ... link