quarta-feira, 8 de abril de 2009

Regresso da reflexão

" ...Se Eu der testemunho de Mim mesmo, o Meu testemunho não será considerado verdadeiro. ... ... Vim em nome de Meu Pai e não Me recebeis; mas se vier outro em seu próprio nome, recebê-lo-eis..."
(Do Ev. da Missa de 26-03-09, Jo 5, 31-47)

Jesus hoje denuncia, certeiro E ACTUAL: "A Mim...? A Mim que sou O CAMINHO E A VIDA, não Me recebeis. Mas a outros que vos aparecem por aí em seu próprio nome com soluções fáceis - de "energias", de "vibrações" de "poder da mente", de "auto-controlo", de pêndulos e adivinhações, etc., etc., etc., a esses - e a outros 'falsos profetas' - abres rapidamente a tua porta, dás o teu tempo, o teu dinheiro, a tua atenção! Ouves e segues o que dizem, "ajoelhas" a tua vontade e a tua vida diante deles, e ainda os queres 'misturar coMigo'! "disfarçando" que o que queres... é ter TUDO!!! MAS: UM só é O teu Senhor, UM só é O teu Mestre!" ... "NÃO ME RECEBES!"... ouvir isto hoje doeu... PORQUE É VERDADE! Por quem ando a substituir Jesus? O que ando a "misturar" com o meu Deus? "...A MIM NÃO ME RECEBEIS..."





"O Senhor está perto dos corações atribulados..."
(Refrão do Salmo da Missa de 27-03-09, Sl 33- 32)

Tenho o coração apreensivo com alguma coisa? "O Senhor está perto!" Estou preocupado? "O Senhor está perto!" Sinto uma tristeza que me pesa no coração? "O Senhor está perto!" Ou será que tenho medo de alguma coisa? "O Senhor está perto!" Sinto muita solidão? "O Senhor está perto!" Não sou compreendido? "O Senhor está perto!" Não consigo perdoar? "O Senhor está perto!" Não me consigo livrar daquele ressentimento? "O Senhor está perto" O meu coração está desiludido com alguém? "O Senhor está perto!" "O Senhor está perto dos corações atribulados"... e dá-nos uma receita que nos liberta e nos pacifica: é a possibilidade de fazermos uma confissão bem feita neste tempo de Quaresma para chegarmos à Páscoa totalmente RESSUSCITADOS EM JESUS! ALELUIA!!!





"...O guardas responderam: 'nunca ninguém falou como este Homem"'...Os fariseus replicaram aos guardas: 'também vos deixastes seduzir?..."
(Do Ev da Missa de 28-03-09, Jo 7, 40-53)

Não havia quem Lhe resistisse! Quem O conhecia ficava fascinado... Só os fariseus - invejosos, hipócritas, duros de coração, intransigentes, mentirosos... O perseguiram a vida inteira! É que Jesus denunciava bem alto a hipócrisia deles. Sem medo! Sabia que arriscava a vida, mas não Se calava! "Ai, não podemos! Como havemos de prender um Homem que fala assim? Nunca ninguém falou como este Homem! Ouçam-nO...!" diziam os guardas chocados... - "seduzidos" - pelas palavras que Jesus! Nesta quaresma - que já corre para o fim - dediquei algum tempo a "ouvir" Jesus? Posso dizer com os guardas: "nunca ninguém falou como este Homem?" Deixei-me levar pelo "jogo" de Jesus, o eterno sedutor? Que bom se chegassemos à Páscoa e pudessemos cantar com o coração todo: SEDUZISTE-ME SENHOR, E EU DEIXEI-ME SEDUZIR...





"...Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? - Ninguém, Senhor. - Também Eu não te condeno. Vai, e não voltes a pecar. ..."
(Do Evangelho da Missa de 30-03-09, Jo 8, 1-11)

Tinha-se armado um destes burburinhos!!! Os fariseus, os "perfeitos" (como nós) arrastavam pelos cabelos uma mulher apanhada em flagrante! Exigiam aos gritos o castigo para o crime de adultério: a lapidação! Atiraram-na aos pés de Jesus. Queriam tramá-lO! Queixar-Se dEle... Atirar-Lhe com as culpas! Encostá-lO à parede: "Ó Tu... O "bonzinho" ...que dizes?" Mas Jesus fez-Se de parvo, calou-Se e pôz-Se a escrever no chão... Nervosos, olhávamos uns para os outros... o silêncio do Senhor começou a incomodar-nos...! Lentamente, Jesus levanta o olhar para mim... para ti... e diz-nos pessoalmente: "Nunca pecaste? Tu? Estás limpa? Vá, atira a primeira pedra!" Fico à rasca! Olho a minha vida... penso em todo o nojo, tudo o que digo dos outros, as mentiras, o que faço, os julgamentos, vejo as intenções pouco transparentes do meu coração... e cheia de vergonha ponho-me ao fresco! Mas antes de virar a esquina viro-me curiosa e vejo como Jesus olha amorosamente aquela mulher.... que podia ser eu! E ouço como se fosse para mim... SIM! Era para mim - para ti que Jesus dizia olhando-nos com amor: "vai, dou-te a Minha Paz, o Meu Perdão! E a partir de agora, não voltes a pecar!" Parecia tão cansado o meu Jesus! De tanto que me atura! De tanto que me espera! De tanto que me ama... em vão! "TAMBÉM EU NÃO TE CONDENO! VAI! NÃO VOLTES A PECAR!"





"... Então perguntaram-Lhe: 'Quem és Tu?' Respondeu-lhes Jesus: ... 'EU SOU'..."
(Do Evangelho da Missa de 31-03-09, Jo 6, 21-30)

É arrepiante esta definição que Jesus faz dEle próprio. Um contraste incrível... há lá maneira MAIOR de Se apresentar? ...Como pode ela vir do Homem MAIS humilde que algum dia passou pela face da terra? Por isso mesmo... por causa da Sua "total e humilde humildade". A Verdade é a Humildade; e a Humildade é a Verdade - confundem-se... Por isso Jesus só podia dizer de Sí esta ENORME Verdade! Explicar? Perceber? Partilhar? Como? O quê? Seria uma ridicula presunção... Parece-me que só há uma maneira de "ouvir" esta resposta de Jesus - ajoelhando-me toda, ajoelhando tudo o que há em mim: o coração, a mente, a memoria, o corpo, a alma, a vontade, a liberdade, a razão, tudo... tudo... e deixar que ressoe no mais fundo de mim a voz do Senhor dizer: "EU SOU"... Talvez - quem sabe - se comece a abrir um caminho de humildade no meu coração...?





"Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue, permanece em Mim e Eu nele..."
(Do Evangelho da Missa de 01-04-09, Jo 6, 52-59)

"PERMANECE em Mim... Eu PERMANEÇO em ti..." Será que conseguimos atingir a enormidade deste convite do Senhor? Esta fusão a que nos leva se permanecermos Um no outro? Permanecer = ficar sempre, ao ponto de fazermos UM só! Como? Indo à Eucaristia, A FONTE: "quem come a Minha carne, quem bebe o Meu sangue...". PERMANECE EM MIM... JESUS é um "pedinte" diferente - Ele, que não precisa de NADA, "pede" para que eu deixe que ELE me dê TUDO! É mais ou menos assim: "Deixa--Me amar-te e serás, tu mesmo, AMOR também!" "PERMANECE EM MIM E EU PERMACEREI EM TI!"





"Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 'em verdade vos digo: se alguem guardar a Minha Palavra nunca verá a morte.' Responderam-Lhe os judeus: 'agora sabemos que tens o demónio. Abrãao morreu, os profetas morreram, e Tu dizes que se alguem guardar a Tua palavra não sofrerá a morte...!"
(Do Evangelho da Missa de 02-04-09, Jo 8, 51, 59)

Os judeus tinham um coração duro, leis exteriores a si próprios a que obedeciam mesmo sem as perceber nem as amar, muros que constituíam as suas seguranças - uma fortaleza que os impedia de VER "mais longe"! E ai de quem lhes viesse tocar nas suas "certezas"! Tinham medo que O Senhor lhes quisesse "tirar" alguma coisa, o mesmo mêdo de muitos de nós hoje em dia. ...Só quem "guardar" no coração a Palavra do Senhor, e a for ruminando devagar - com muito silêncio e muita afeição - poderá "enxergar" que o Senhor só sabe dar! Estes, "nunca verão a morte"! Mas sim A VIDA que nos espera para além da vida, e que todas as "mortes" se podem - no Senhor - transformar em VIDA!





"Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 'em verdade vos digo: se alguem guardar a Minha Palavra nunca verá a morte.' Responderam-Lhe os judeus: 'agora sabemos que tens o demónio. Abrãao morreu, os profetas morreram, e Tu dizes que se alguem guardar a Tua palavra não sofrerá a morte...!"
(Do Evangelho da Missa de 03-04-09, Jo 8, 51, 59)

Os judeus tinham um coração duro, leis exteriores a si próprios a que obedeciam mesmo sem as perceber nem as amar, muros que constituíam as suas seguranças - uma fortaleza que os impedia de VER "mais longe"! E ai de quem lhes viesse tocar nas suas "certezas"! Tinham medo que O Senhor lhes quisesse "tirar" alguma coisa, o mesmo mêdo de muitos de nós hoje em dia. ...Só quem "guardar" no coração a Palavra do Senhor, e a for ruminando devagar - com muito silêncio e muita afeição - poderá "enxergar" que o Senhor só sabe dar! Estes, "nunca verão a morte"! Mas sim A VIDA que nos espera para além da vida, e que todas as "mortes" se podem - no Senhor - transformar em VIDA!





"... Então Caifás disse: 'É melhor para nós morrer um só homem, do que perecer a nação inteira!' ...E a partir desse dia decidiram matar Jesus..."
(Do Evangelho da Missa de 04-04-09, Jo 11, 45-56)

Porque "é melhor para mim...", tantas vezes tomo decisões injustas, e "mato", ao matar o bom nome de outros, a sua alegria, a sua esperança... porque me convém! Também porque me convém, mato as esperanças do Senhor, fugindo a conversar com ELE... Era bom que HOJE parassemos e pensassemos no coração, o que "era melhor para o Senhor", ELE que teria dado a Sua vida na mesma na Cruz, se no mundo existisse uma só pessoa = eu! Hoje, podiamos sentar-nos com Jesus - "vestidos de verdade" - e olhos nos olhos, atrevermo-nos a perguntar-LHE sem medo: "Senhor, o que queres de mim?" E também: "O que me move?" Ele vai dar-me A VIDA, bolas!!! E eu? Limito-me a dar--LHE o que "é melhor para mim?" Como Caifás? Só? ...DECIDIRAM MATAR JESUS...

Sem comentários: