sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

mais notícias

Olá a todos. Agora com mais calma vou dando mais notícias.
A minha instalação já está quase terminada.
Eu estou integrado numa comunidade chamada "Dom Bosco". Somos quase 70. A maioria é mais nova do que eu. Dominam os africanos e os indianos. Estão também connosco alguns padres diocesanos. Temos até um budista.
Isto aqui tem dois grandes vectores: as comunidades e a escola.
Ao todo há 6 comunidades de salesianos. 3 de professores e 3 de alunos. Há também uma comunidade de filhas dos sagrados corações, uma congregação da família salesiana dedicada às questões da saúde. Cada comunidade tem uma capela própria, um refeitório e espaços próprios de residência. Mas como somos muitos, eu e uns tantos estamos com os quartos fora do espaço da comunidade. É chato mas não é nada por aí além Os serviços de alimentação e lavandaria são comuns a todas as comunidades.
A universidade tem 6 faculdades: teologia, ciências da educação, direito canónico, línguas clássicas, filosofia, comunicação social. Ao todo são mais de 1800 alunos. Claro que há cursos mais concorridos que outros.
Agora estou na fase de alinhavar o esquema de trabalho. Só sou obrigado a frequentar um seminário de investigaão e um tirocínio de docência. Mas possivelmente vou inscrever-me num ou noutro curso que me possa interessar.
Pegando na ideia do diário de bordo tive a ideia de a aprofundar. Não sei bem se vale a pena escrever à mão; com a minha cacografia nem eu consigo ler o que lá escrevesse! Pensei em ir deixando aqui no blogue as informações de tipo mais pessoal e num outro blogue as questões de investigação. Este blogie foi criado por mim mas quase não escrevi lá nada. Se calhar pode ser bom para isto.
Impressões? O acolhimento tem sido porreiro. Claro que o facto de já cá ter estado, de dominar a língua, de saber dar desconto aos stronzi do costume (um stronzo é uma besta, um alarve...) ajuda. Há algum pessoal que chegou agora e está algo perdido: as línguas, as rotinas... O ambiente no refeitório e na capela é muito estimulante.
Gosto desta sensação de estar com irmãos de outras latitudes, com outras cores, com outras experiências. Há aqui gente com histórias de vida muito interessantes. Acima de tudo gosto desta grandeza. Grandeza no sentido de não nos deixarmos amarrar pelo pequenino, pelas rotinas, pela lógica do nosso cantinho. Aqui procuramos estar sem medo de enfrentar novas ideias, novos desafios. O mundo é maior do que a nossa experiência pessoal. E esta descoberta ajuda a descobrir que o futuro pode ser maior/melhor do que as circunstâncias de cada um.
Coisas mais pessoais: o email não está a funcionar a 100% porque há por aqui uns filtros malandros; mas tenho portátil novo com webcam: se algum pintar o cabelo de roxo, deixem-me ver.

4 comentários:

Sílvio disse...

Belo texto Rui.
Gostei bastante de o ler.
Fico feliz por ti.

Abraço,

PS: Uma coisa que não gostei foi ao abrir o novo blog e quem é que está lá? Podia-te processar... =)

Joana disse...

eu gostei mt do novo blog eheh

Rui, ainda bem k estas a gostar, k nunca te contentes e k queiras sempre coisas novas...de certeza k qd voltares vamos ter mt k aprender...

beijinho

PS: Continuo loiraça!...e badocha...eheh

lilianasista disse...

ola rui..
essa ideia do novo blog onde podes por coisas vais d investigação é boa... pk nos animadores podemos ir la espreitat knd necessitarmos d alguma coisa e ver se ate tem algo a ver connosco... sim senhor boa ideia=P

tb gstei d ter noticias tuas...espero k vas dando... beijinhus e continua....

tiagoVieira disse...

Ainda bem que está tudo bem, fico contente...

Por aqui até a Ritinha (miuda do meu grupo) me pergunta no meio da missa pelo padre muito simpático e comunicativo "que esteve com eles à duas semanas lá em cima no altar", como ela disse...Como vês, volta depressa para presidir umas missas no colégio, eles gostaram muito...
Aproveita por aí e bom estudo.

Abraço