quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Advento

"Certo dia, enquanto Jesus ensinava ... apareceram uns homnens trazendo num catre um paralítico que tentavam levar até Jesus. Como não o conseguiram por causa da multidão, subiram ao terraço e através das telhas desceram-no colocando-o diante de Jesus. ... Ao ver a Fé daquela gente, disse Jesus: levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa..."
(Do Ev.da Missa de 06/12/10, Lc. 5, 17-26)

Posso ser: ou um dos amigos que levou o paralítico até Jesus, e nesse caso, pergunto-me: Amo ASSIM o meu proximo? Dou tudo, dou-me toda? Arrisco a meter-me nesta incrível aventura por amor aos outros? Que tectos tenho que furar, que telhas tenho que arrancar, para levar um amigo "paralisado" a Jesus? Ou poso ser o paralítico, e pergunto-me: o que me impede de caminhar? Jesus que conhece o íntimo dos corações, diz-me: "LEVANTA-TE!" Deixa a tua enxerga = larga os farrapos da tua vida passada! Neste Advento, recomeça uma vida nova! LEVANTA-TE E MUDA!


"Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discipulos: ... Se chegar a encontrar a ovelha tresmalhada em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que por causa das noventa e nove que não se tresmalharam..."
(Do Ev da Missa de 07/12/10, Mt. 18. 12-14)

"Se a chegar a encontrar..." ENCONTRAR... Tudo neste evangelho se trata de um encontro.. Tudo neste evangelho se trata de como Jesus deixa tudo para me encontrar... Tudo neste evangelho se trata de - eu - me deixar encontrar... Tudo neste evangelho se trata de eu me encontrar a mim próprio porque, quando me encontrar a mim próprio, é porque me deixei encontrar pelo Senhor. Talvez seja junto ao Presépio, deste Menino tão frágil que veio SÓ para Se ENCONTRAR comigo, que acabe finalmente este jogo de escondidas... ENCONTRAR, um verbo muito querido por Deus...


"Sou Eu, o Senhor, teu Deus que te seguro pela mão direita e te digo:
'não temas, Eu venho em teu auxilio'..."
(Da 1ª. Leitura da Missa de 09/12/10, Isaías, 41, 13-20)

Hoje não resisti a deixar o evangelho e a pegar em Isaías. Este Menino que quer tanto vir a mim... a ti, manda-nos este recado! Será que vou continuar a "prescindir" dELE...? A não Lhe dar lugar na minha hospedaria...? A não O ouvir...? A troca-Lo por mil "afazeres" todos muito mais importantes? A... A... A...? Desde que começou o Advento que me sento todos os dias uns minutos antes de me deitar ao lado do pequenino Presépio que tenho aqui na sala. Sem dizer nem pensar nada, só a olhar, só a sentir-me olhada... De dia para dia me seduz mais! ELE É UMA LOUCURA!!!
Teresa Olazabal

Sem comentários: