quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Advento

"...O centurião romano respondeu: 'Senhor eu não sou digno de que entres em minha casa. Mas diz uma só palavra'..."
(Do Ev da Missa de 29/11/10, Mt. 8, 5-11)
Neste primeiro dia do Advento, digo-Te, Senhor: "eu não sou digna... nem nunca o serei!!! Só uma Palavra Tua, ou melhor: só TU - 'A' PALAVRA - me restituirá a dignidade que o pecado feriu. Por isso, VEM, Jesus, QUERO acolher-Te... dá-me a Tua senha, para que eu, e cada um de nós, possa realizar o Teu sonho: o de vivermos juntos, Tu e eu, um grande romance de Amor."

Naquele tempo,caminhando Jesus ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão e André; ...Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago e João; ... Jesus chamou-os: 'Vinde e segui-Me'... Eles, deixando tudo, seguiram-nO...
(Do Ev da Missa de 30/11/10, Mt 4, 18-22)

HOJE, Jesus caminha ao longo do meu caminho e da minha vida... do meu mar da Galileia e chama-me... "Vem! Segue-Me!" = vem caminhar coMigo, vem viver coMigo. "...Eles deixaram tudo"... Só eu sei o que preciso deixar: aquela relação? aquela falta de perdão? Aquela tendência? Aquela irritação? Aquela eterna indecisão? Aquela certeza? Aquele julgamento? Pode ser até uma areiazinha, tão pequenina, que, de tanto evitar deixar, impede TUDO, e se transforma num TUDO... Para seguir Jesus - tão frágil - é preciso, talvez, aceitar SÓ que sou frágil também... e acolhê-LO em mim. HOJE

"...Jesus foi para junto do mar da Galileia e sentou-Se. Veio ter com ELE uma grande multidão trazendo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros. Jesus curou-os... e depois compadeceu-Se e deu-lhes de comer..."
(Do Ev da Missa de 01/12/10, Mt. 15, 29-37)

Jesus é assim... "SENTA-SE"... tem tempo! Não fica a pé a ouvir e a falar "num instantinho" a despachar a conversa! Sentado comigo na praia a gozar o pôr do sol, interessa-Se pela minha história, alegra-Se com as minhas alegrias, chora com as minhas aflições, enternece-Se e comove-Se com a minha surdez, as minhass incapacidades, e a minha cegueira! E quer curar-me e alimentar-me para que me possa levantar, caminhar, ver, ouvir, falar! E depois - imagine-se! - desafia-me a ir com ELE construir um mundo bom, alegre, fresco e novo, anunciando a Sua palavra e o Seu AMOR! Então? Vou sentar-me hoje com Ele a "conversar" e deixar que me cure, console e ame?

"Disse Jesus: 'todo aquele que ouve as Minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. E todo o que ouve as Minhas palavras e não as põe em prática, é como o homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia'..."
(Do Ev. da Missa de 02/12/10, Mt 7, 21-27)

Escuto e ponho em prática? Estou a construir sobre a rocha: acertei o alvo: nada me arrancará a felicidade, a alegria, a liberdade interior e a paz! ... Escuto e hesito, não sei, talvez? Estou a construir sobre a areia: errei o alvo - um enorme NADA = Abri o caminho ao adiamento, o grande inimigo do "pôr em prática"! Advento, tempo de escolha: ROCHA OU AREIA? JESUS OU PAI NATAL?
Tereza Olabazal

Sem comentários: