segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Apoiar: sexualidade e relações

Só para fazer a síntese da última reunião.
Agradecer a todos os que avisaram que não poderiam aparecer. recordar aos que não apareceram (e não avisaram) que este tipo de comunicação honesta era importante para melhorar a qualidade do grupo e sinal de maturidade.
Continuamos a trabalhar com o Programa Apoiar. Avançamos para mais um tópico: sexualidade e relações.
Tentámos uma definição de sexualidade. Emergiram algumas ideias, mormente que a dita abrange todas as dimensões do nosso existir.
tentámos identificar a seguir as vozes que ouvimos a respeito da sexualidade.
Do lado dos media (cinema, publicidade, música...) há mensagens fortes a propor uma sexualidade fragmentada (isto é, que não integra todas as dimensões da pessoa) e a ideia da mulher como objecto.
DO lado das relações mais próximas (família, professores, amigos, Igreja)... há um certo silêncio, uma grande dificuldade em comunicar.
Da reunião eu destacaria algumas coisas.
Uma muito positiva (que já se tinha notado bastante na reunião anterior) que é a vontade de "disclosure", de abertura, de partilha não só se opiniões mas de vivências. Mesmo o reconhecimento da "ignorância" é feito de forma honesta.
Outra é a dificuldade que, neste tema, temos em falar das vivências mais actuais. Na minha interpretação isso vem do facto de "moralizarmos" em excesso este tema. Ou seja, facilmente catalogamos as nossas vivências (ou tememos que os outros o façam).

1 comentário:

Joana disse...

apesar do tema ser "delicado" em alguns assuntos, penso k todos nos mostramos disponíveis para partilhar as nossas opiniões e vivências, de forma livre e honesta...

Esperamos a parte II

Bj