domingo, 8 de agosto de 2010

A Fé não tira férias! - Peregrinação a Santiago

Não é só o CampoBosco que mexe com o Tás à Toa! A Mafs e a Joana encontram-se já a caminho de Santiago de Compostela numa peregrinação única em ano de Jacobeu! Além disso vão ter a oportunidade de estar presentes no momento de entrega da cruz das JMJ'2011 aos jovens portugueses (8 de Agosto)! Vou actualizando este post conforme as notícias que elas me vão dando! Estamos todos a orar por vocês!

Dia 31 de Julho

Depois dos preparativos concluídos e com os cajados em punho as nossas 'caminheiras' estiveram na Sé do Porto para receber uma benção muito especial do nosso bispo D.Manuel Clemente. Alguns de nós acompanhámos esta cerimónia tão simples e ao mesmo tempo cheia de sentido.

O nosso bispo reforçou a ideia que o próprio Jesus foi um peregrino e que peregrinar não é mais do que nos sentirmos filhos de Deus, tal como o pequeno Jesus que 'fugiu' a Maria e a José para ir para a casa do Pai.

Depois a Mafs e a Ju receberam do bispo a vieira, símbolo dos peregrinos de Santiago e ainda tiveram direito à tradicional foto de grupo junto dos companheiros de viagem e do pastor-mor da diocese do Porto.

As nossas meninas com o guia do peregrino já carimbado e com os cajados!
A vieira ao pormenor
Elas levam o CJS com elas. Toca a apoia-las com a nossa oração!
A Foto de grupo!


E se repararem bem...

Eu sei de alguém que vai ficar orgulhoso... Não é ó Fraguinha?
Tá provado que ovelha de animador mitra sabe mitrar-se! E com classe... Depois da foto de grupo foi tempo de entrar na camioneta e zarpar.

Apesar de alguns percalços (o autocarro teve uma pequena avaria) elas já chegaram à sua primeira paragem (em Ourense) onde vão descansar num Colégio Salesiano. Amanhã começa a verdadeira viagem! Boa sorte meninas!

Dia 1 de Agosto

Segundo a Joana, depois da oração da noite de ontem (onde lhes foi recordado que mesmo sentindo-nos pequeninos Ele nunca nos perde) e do descanso no 'Colexio Salesiano Maria Auxiliadora' lá partiram para Cea - uma pequena povoação conhecida pelo seu pão (e olha que duas gulosas que lá foram!).

Atravessando a ponte romana sobre o rio Minho começaram o caminho pela rua do Camiño Real, tendo enfrentado cerca de 10km de subida. Depois de 5horas e meia (e 22km depois) a dar aos pés, chegaram ao 'Pavillon Polideportivo' de Cea para o merecido banho e descanso. Tiveram depois tempo livre até as 19h, onde se juntaram a cerca de 80 espanhóis para a Eucaristia com o Bispo de Astorga D. Camilo (a missa foi em castelhano). Depois do jantar... oração e cama! Que amanhã serão cerca de 30km! Ufa!

Dia 2 de Agosto

Hoje o dia foi bem mais cansativo para as nossas meninas. Desde Cea a Lalin eram cerca de 33km - 28km dos quais foram feitos a pé e 5km de carro. Muitos desses quilómetros foram feitos em subida. A oração da manhã, na qual relembraram o momento em que Jesus ensinou o Pai-Nosso deu-lhes força para sair da província de Ourense até à província de Pontevedra. Seguiram por um caminho não oficial pelo mosteiro de Oseira até Castro Dozon. Mais uma vez, o sítio da pernoita é um Pabellon Deportivo. A Mafalda pediu para informar, meio a brincar, que morreu para o mundo. Amanhã serão mais 24 km. Por enquanto têm coleccionado os carimbos do peregrino que sempre ajudam a motivar. Coragem! Estamos convosco!


Dia 3 de Agosto

Hoje as nossas "pequenas" cumpriram a etapa número 3 da caminhada entre Lalín e Bandeira. Um caminho esperado de 17km foi, na verdade, de 23km – o que fez com que o corpo se ressentisse. O trajecto foi muito bonito, mas ao mesmo tempo algo difícil e doloroso. Passaram pela igreja de taboada, onde está o monumento ao peregrino anónimo. Acabaram por se perder na zona industrial de Silleda e, apesar de terem retomado o caminho mais à frente, os últimos quilómetros foram feitos de carrinha. À tarde tiveram oportunidade de ir à piscina para descontrair e descansar. Amanhã é o penúltimo dia da caminhada. Força! Santiago já está perto!

Dia 4 de Agosto

Hoje cumpriram a etapa entre Bandeira e Outeiro. Ao contrário do dia da etapa de ontem, a de hoje encheu as meninas de orgulho, pois terminaram-na pelo próprio pé (20km). As paisagens verdes pareciam intermináveis e por entre descidas vertiginosas avistaram o rio Ulla. Nem a subida final as impediu de cumprir a sua decisão de levar a caminhada de hoje até ao fim. 5 horas e meia foram suficientes para acabar o caminho lindíssimo e elas prometem mostrar as fotos! O dia terminou com a habitual oração e souberam que o Pe. Mateus irá fazer o resto do caminho com eles. Santiago está à porta! Amanhã chegam ao seu destino!

Dia 5 de Agosto
Hoje, porque faz mais sentido, vou deixar o texto em discurso directo. A Joana conta-nos um bocadinho da etapa decisiva:

Etapa 5: Outeiro - Santiago. Chegámos à última etapa da peregrinação, de 16km. Após mais de 100km de subidas e descidas complicadas, acompanhadas de mais ou menos bolhas e feridas nos pés, eis que avistámos ao longe as torres da catedral de Santiago - algo que nos deixou muito contentes. Mas nada se compara ao orgulho de chegar à Praça do Obradoiro e ver centenas de peregrinos que percorreram os mesmos caminhos do que nós. À tarde começou a celebração do acolhimento e início da PEJ'2010, com a presença do nosso bispo, D. Manuel Clemente. Depois do jantar tivemos uma vigília de oração na Catedral com imensos jovens, tendo a oportunidade de abraçar S. Tiago, ver o seu túmulo e quase dar-lhe uma cabeçada... uma catedral linda!

Agora ficarão até domingo em Santiago, realizando as diversas actividades da PEJ.

Dia 6 de Agosto

Primeiro dia de actividades em Santiago. Às 10h30m tiveram uma catequese com o D. Manuel Clemente, seguida da Eucaristia presidida pelo próprio. Depois do almoço foi tempo livre até às 18h onde tiveram uma palestra sobre o caminho de Santiago. Houve convívio depois de jantar e uma vista diferente da Catedral, que elas depois prometem contar ao pormenor.

Dia 7 de Agosto

Segundo dia de actividades em Santiago. Mais uma vez o dia começou com uma catequese do bispo do Porto. A tarde foi livre e tiveram a possibilidade de visitar alguns museus e concertos. Às 19h reuniram-se para ir ao estádio do Compostela para participar na vigília presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko e onde será amanhã a missa de encerramento.

Dia 8 de Agosto

As nossas meninas já chegaram! Vieram cansadas mas trouxeram na bagagem muitas histórias que prometem nos contar. Hoje, na missa, a Joana ajudou transportar a cruz da jornadas (que vai estar cá dia 10) e ambas estiveram em grande estilo a fazer 'publicidade' ao MJS. Foi uma experiência que nenhuma das duas vai esquecer. Agora é convencê-las a escrever qualquer coisa por aqui!

Ju a carregar a Cruz das Jornadas e a fazer publicidade ao MJS! Dois coelhos de uma só cajada!

2 comentários:

BB3 disse...

mas isto é uma peregrinação ou é pra dar umas voltinhas de carrinha? LoL. Espero que os dias corram melhor e que as etapas que faltam sejam vencidas! Força amigas!

Liliana disse...

Parabens por esta vitória!Feliz e orgulhosa!