segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Fé não tira férias! - CampoBosco

À medida que me vão chegando informações mais importantes de Espanha/Itália eu irei colocando aqui as informações! É provável que o Fraga se tiver acesso à net (e tempo) também aproveite para actualizar o blog. Todas as actualizações serão feitas neste post! Estejam atentos!

Dia 31 de Julho

Depois de uma viagem cansativa, os nossos participantes no CampoBosco já estão em Barcelona e foram recebidos por uma generosa onda de calor! Mas está tudo bem e já estão a dar os primeiros passos nesta aventura!

Dia 1 de Agosto

Hoje temos direito a uma 'reportagem' exclusiva da nossa venezuelana. Foi engraçado anotar o que a Yaide me ia dizendo desde Barcelona. Deu também para perceber que eles estão com o espírito animado! Deixo-vos aqui o relato na Jiribidilim:

Barcelona
Hoje acordei com um espírito de conhecer e de viver os sítios de D.Bosco em Barcelona. Iniciámos a manhã com uma reflexão pessoal no Martí Codolar. Fomos convidados a descobrir os locais deste espaço onde esteve o fundador dos salesianos. Partilho convosco os três sítios que mais marcaram o meu percurso: a capela (onde a motivação maior é a Fé); a sala casal D.Bosco - onde vi a famosa foto de 13 de Maio de 1886 e me questionei se, caso esta foto fosse tirada hoje estaria eu lá? E ainda a árvore onde me interpelei o que diria eu a D. Bosco e ele a mim...

De tarde partimos à descoberta de outros sítios salesianos de Barcelona como o Sarriá e o Santuário de Maria Auxiliadora. Hoje, mais do que nunca, tenho a certeza que tudo ocorre por uma boa razão. A prova disso foi o último lugar visitado: o Tibidabo (significa dar-te-ei). Pensando neste local em especial saio de Barcelona achando que este CampoBosco vai-me dar muito mais do que estava à espera.
Deixo-vos para terminar 1 frase de D. Bosco: "Não basta amar, é preciso que se sintam amados".

Amanhã é dia de mais uma grande viagem, desta feita rumo a Turim! Ficámos à espera de notícias!

Dia 2 de Agosto

Hoje não há muito a dizer. A viagem foi longa e cansativa. Eles estão exaustos, mas já estão em casa - como me disse o Fraga por mensagem à pouco. E estão alegres por isso. Amanhã começa a verdadeira aventura em terras de D. Bosco! E nós aguardamos novidades!

Dia 3 de Agosto

Hoje é a vez da nossa Sista dizer-nos alguma coisa. O dia foi passado no Colle D. Bosco e a aventura vai continuando...

Depois do cansaço de ontem, de ter que me habituar a uma cama e ambiente estranhos, acordei com a sensação de estar em casa. Hoje foi um dia cheio de emoções. Passamos o dia a conhecer o Colle D. Bosco e a perceber o que se faz por aqui. Todos nós conhecemos a história do sonho dos 9 anos mas, ouvi-la de coração aberto e pisar o chão daquele prado foi algo que me preencheu. Hoje percebi que eu, tu, nós somos a projecção desse sonho e dessa felicidade. Temos de contribuir com a continuação deste carisma tão especial de D.Bosco ajudando os jovens a perceber qual o papel de Deus nas suas vidas. 

À tarde tivemos um momento de reconciliação com Deus e reflexão pessoal. Para terminar, à noite, fizemos uma linda celebração da luz, espelhando o nosso sim a Deus e a D. Bosco.

Dia 4 de Agosto

A Cláudia (do grupo da Idália) hoje faz o jeitinho e diz-nos qualquer coisa sobre o dia que viveram.

Mais um dia de grande descoberta. Desta feita dedicado à Madre Mazzarello. Descobrimos todos os lugares por onde ela passou e a vida dura que teve que enfrentar. Desde a janela da Valponasca até ao primeiro colégio. Aquela janela tão especial permitiu-nos reflectir sobre as inúmeras 'janelas' que temos na nossa vida. Abri-las ou fecha-las só depende muitas vezes da nossa vontade! Tivemos a oportunidade de estar com a madre superiora das FMA (Madre Ivonne) que teve a bondade de responder a algumas perguntas feitas pelos participantes. De entre tantas respostas houve uma que me marcou mais... Disse ela que 'para os jovens salesianos, nada é impossível... basta ser solidário, muito apaixonado e trabalhar em conjunto'. Isto dá que pensar.
Amanhã continua esta saga!

Dia 5 de Agosto

Hoje é a vez da Jó falar-nos um pouco do que se vai passando por Itália.

Hoje foi dia de Chieri e das aldeias à volta do Colle. Visitámos a casa, escola e túmulo de Domingos Sávio. O que mais gostei foi da escola, ver o lugar simples onde ele estudou e também a caminha dele. À noite foi animação em Capriglio, a aldeia da mãe Margarida. Fantástico!

Amanhã há mais!
 
Dia 6 de Agosto

O Diogo conta-nos a experiência que viveu em Valdocco, o coração salesiano.

Valdocco! O lugar onde o sonho do menino dos Becchi se torna realidade. Aqui sentimo-nos em casa, pois foi neste lugar que o sonho se realizou, que a congregação dos salesianos nasceu. Foi duro, mas D. Bosco nunca desistiu de lutar para conseguir o que queria. Lutou muito para conseguir um lugar para os seus meninos e conseguiu. E é certo que, no início, só havia a capela Pinardi, mas lá conseguiu comprar as habitações ao lado para usar como dormitórios e salas de aula.... Depois veio a igreja de S. Francisco de Sales e, por fim, a Basílica de Maria Auxiliadora. No coração de D. Bosco não havia dúvidas: ela, Maria Auxiliadora, é que fez tudo. E ao ver tudo isto senti-me um ser muito pequeno e arrepiado com tanta grandeza de estar ao pé de D. Bosco e Madre Mazzarello. Deixo o pensamento de que se sonharmos com algo, podemos ser capazes de realizar o nosso sonho, mas temos de ir à luta como D. Bosco.

Dia 7 de Agosto
Para finalizar o relato dos acontecimentos lá por Itália, fica o testemunho da Mariana!  
Hoje voltámos a Turim. Aqui D. Cafasso disse a D. Bosco: "Olha à tua volta e faz o que puderes". De imediato D. Bosco percebeu que essa era a vontade de Deus. O objectivo deste dia é descobrir o começo da missão de D. Bosco como sacerdote e as formas que ele encontrou para ajudar os jovens - dando-lhes um lar e uma família. Tivemos eucaristia na catedral de Turim e depois algum tempo livre para almoçarmos e convivermos juntos. Ao final da tarde despedimo-nos de uma forma especial de D.Bosco e deste sítio onde ele viveu e aprendeu a tornar realidade os seus sonhos e também os dos jovens. Para mim foi muito especial partilhar com os jovens das outras províncias, a minha fé. Deu-me mais certezas do caminho a seguir.

Dia 8 de Agosto

Em jeito de balanço final a Tita fala-nos do último dia de CampoBosco e também de toda esta experiência. É um pouco grande mas vale a pena!

5h30 da manhã e já alguns despertadores se faziam ouvir... Alguns deles entoavam o hino deste nosso CampoBosco “É assim que nascem os sonhos”. Tínhamos que acordar. Um longo dia de viagem de regresso a Barcelona esperava-nos! Uma viagem cansativa, dura... Porém, temos que aguentar este percurso, porque agora, depois de todos os nossos sonhos terem despertado, um longo caminho nos espera. Um belo e difícil caminho que nos leva a descobrir-nos... a nós e aos outros, para que sempre nos encontremos com Jesus. Um caminho que em que sejamos melodia e instrumento de Deus, para que, tal como D. Bosco e Maín sejamos portadores da Sua mensagem àqueles que não O conhecem e vivem na ilusão que estão sós e sem amor, não sabendo que ‘ninguém é órfão nesta terra’. Um caminho que marque um novo início repleto de ânimo e alento. Um caminho em que os nossos passos fiquem marcados na terra, sendo intensas, confiantes e duradouras as pegadas da nossa fé. Pegadas estas que não desaparecem nem quando a maré encher, pegadas que resistam e se fortifiquem em cada adversidade. Um caminho em que possamos ser verdadeiras pedras vivas do projecto que D.Bosco deixou nas mãos de cada um de nós. Um caminho em que nos queremos colocar ao serviço e lutar pela concretização dos nossos sonhos. Perdida em tantas palavras que nunca serão as certeiras para explicar a experiência que foi este CampoBosco, adormeci.

Chegamos a Barcelona e já era noite. Jantamos. Estava na hora da última reunião de grupo. Intensa e emotiva como todas as outras. Tanta partilha de ideias, sonhos, objectivos e principalmente fé. Unimo-nos em oração e dando as mãos agradecemos a Deus pela família salesiana, por esta experiência e pedimos por nós – para que tenhamos força para continuar – e principalmente pelos que não conhecem Jesus. Os nossos animadores ofereceram-nos um posta com uma mensagem intensa. Nos grupos também nos juntamos e oferecemos uma pagela a cada um dos animadores na qual dizia ‘Obrigado’, com todas as nossas assinaturas. Um obrigado realmente sincero. Estava na hora da oração e da despedida... Oramos todos juntos num momento de muita emoção. Tantos jovens a rezar. Tantos jovens com tantos sonhos, com tanta euforia e ansiedade de continuar a crescer e a percorrer o caminho em Jesus Cristo nosso salvador. Tantos jovens com tanta força e desejo de ser um verdadeiro testemunho de fé, tal como foi o nosso ‘mestre, amigo e pai bondoso’. Tantos jovens amando, tantos jovens dizendo confiantes que D. Bosco lhes roubou o coração. Tantos jovens diferentes, de culturas distintas com tanto em comum. Tudo isto será inesquecível e acompanhar-nos-á em cada dia da nossa vida. Esta liberdade de nos sentirmos filhos de Deus, esta ânsia de nos encontramos com Ele a cada momento.

Tenho a certeza que chegaremos todos bem mais ricos com esta experiência de fé, partilha, oração e reflexão. Tenho a certeza que todos chegaremos com uma garra imensa para darmos gratuitamente tudo o quanto gratuitamente recebemos. Acredito que este jamais tenha sido um momento de despedida pois ‘quando um caminho termina, logo outro começa’. E neste caminho de que já tanto falei levamos sempre uma certeza: ‘Basta que sejais jovens para que vos ame’.

Dia 9 de Agosto

Hoje, dia 9, é dia da grande viagem de regresso! Ainda não sei a que horas chegam, mas mal saiba digo qualquer coisa!

Sem comentários: