terça-feira, 13 de julho de 2010

100% cristãos, mesmo nos dias normais!

Este artigo foi escrito pelo Pe. Nuno Folgado e retirei-o da Agência Ecclesia. Acaba por ser um texto grande mas o título chamou-me à atenção e apesar da linguagem não ser coloquial acho que a mensagem é mais do que pertinente. Eu tomei a liberdade de encurta-lo um pouco... Podem encontrar o texto todo aqui!

Aqui vai:

"A acção da Igreja direccionada especificamente aos jovens, comummente designada por Pastoral Juvenil (PJ), vive de ciclos. Uns mais intensos, outros mais constantes. Nestes dias de estiagem sucedem-se as propostas de actividades de PJ. Actividades de curta duração, uma semana ou pouco mais, que levam os jovens a fazer experiências fortes de oração, ou ao encontro com muitos outros jovens, e que permitem a experiência da multidão e a motivação daí resultante.

Estas actividades permitem a estes jovens experimentar a vivência da fé em ambientes propícios, com ritmos e pedagogias facilitadoras. Estas actividades dão aos jovens a possibilidade de viver a universalidade da Igreja de uma forma muito mais clara do que conseguem as actividades de dimensões paroquial ou diocesana.

É comum, nas avaliações feitas destas actividades, serem ressaltadas a certeza da pertença, a festa e a radicalidade como o que mais marca os participantes nestas actividades, realidades que, muitas vezes, a Igreja local descuida.

Estas actividades levam muitas vezes os jovens ao encontro de outras formas de ser Igreja. Formas de ser Igreja condicionadas e marcadas pela mentalidade, ou pelas condições socioeconómicas, pelos aspectos históricos ou pela realidade eclesial vigente. Levam-nos também ao encontro de comunidades eclesiais profundamente marcadas e motivadas pela realização da própria actividade que decorre, levam-nos por isso, ao encontro de grandes testemunhos de empenho e vivência cristãos capazes de despertar nos jovens a necessidade de uma vida mais conforme com as exigências do seu baptismo.

Têm ainda a mais-valia de permitirem “pescar fora do aquário”, por serem humanamente apelativas muitas vezes despertam interesse em jovens poucos ligados à Igreja e com uma prática de fé amolecida ou esquecida.

Mas estas actividades também representam perigos. O perigo de um jovem viver tão intensamente essa “maneira de ser Igreja” que depois não seja capaz de o ser na sua realidade quotidiana. O perigo de não conseguir adaptar-se a uma vivência da Igreja que não é só para jovens, mas que é para todos e que tem de atender a todas as sensibilidades, o perigo de querer transportar mimeticamente o que viveu sem a adaptação necessária à realidade concreta que o rodeia, em suma, o perigo da desilusão.

(...)

Assim estas duas dimensões na vida da PJ devem convergir entre si, devem motivar para a outra dimensão, devem completar-se mutuamente. Devem estar de tal forma ligadas que o sucesso de uma possa ser a realidade da outra, ou seja, que o critério para a aferir do sucesso ou insucesso de um grupo de jovens seja a qualidade da participação nas jornadas mundiais da juventude ou que a avaliação destas tenha como critério a vida do grupo de jovens que nelas participou.

Assim sendo, nem é importante qual das duas dimensões aparece primeiro na vida dos jovens. Não é determinante se é um jovem que faz parte de um grupo paroquial que vai a uma destas actividades ou se a um que foi a uma destas actividades lhe é proposto que integre um grupo de jovens, desde que as duas estejam presentes na persecução do propósito de conduzir os jovens à idade adulta na fé.

O que importa é que ambas as dimensões concorram para que os jovens possam ser 100% cristãos, mesmo nos dias normais"

1 comentário:

sergiofraga disse...

Muito bom!
Obrigado pela partilha, e espero que nos faça reflectir se realmente somos 100% cristãos, mesmo nos dias normais