sexta-feira, 14 de maio de 2010

E nós... ficamos em casa!





Hoje partilhei com alguns amigos uma inquietação. Não o fiz a pensar em ninguém especificamente, mas fui-me lembrando de tantos que tiveram uma oportunidade única e não a aproveitaram.
Por sugestão de alguém resolvi partilhar "mais publicamente" essa inquietação, pois certamente este "fenómeno" aconteceu com outros.
Olá,
Desculpa chatear-te a esta hora, mas preciso de desabafar.
Faço parte daqueles que hoje estão "presos" no emprego e não posso estar na Avenida dos Aliados junto de Bento XVI. Por um lado custa-me imenso, mas por outro dou graças a Deus por ter emprego, nos tempos que correm... Mas tenho pena, sobretudo olhando para as imagens que vão passando na net, e os relatos que vou ouvindo pela rádio...
Tive o privilégio de estar, por duas vezes junto de João Paulo II e foi um momento... mágico... único... arrepiante... irrepetível!
Mas tenho pena... pena que todos aqueles que podem lá estar, que podem estar perto de Jesus, não o façam por preguiça, comodismo, indiferença, etc.
Tenho pena... que milhares de pessoas atravessem meia europa de autocarro para estar junto dele, e os nós... ficamos em casa!
Tenho pena... que centenas de pessoas estivessem ontem à noite a dormir em plena Avenida dos Aliados, e nós... ficamos em casa!
Tenho pena... que hoje de manhã, dezenas de pessoas se tenham cruzado por mim no Campo 24 de Agosto, com um sorriso nos lábios porque iam estar com Bento XVI, e nós... ficamos em casa!
Tenho pena... que no caminho para o emprego, do outro lado da auto-estrada tenham passado dezenas de autocarros a caminho de Bento XVI, e nós... ficamos em casa!
Tenho pena... de estar aqui no escritório a escrever este email, e tu e aqueles que têm oportunidade de ver o Papa... estão em casa!
Certamente se o nosso clube tivesse ganho o campeonato, ou a Liga dos Campeões, ah aí sim... punhamos cachecóis ao pescoço, sacávamos das bandeiras e vínhamos para a rua gritar a plenos pulmões, esperávamos nas ruas, pontes, viadutos, subíamos aos caixotes do lixo, aos postes de electricidade, etc. tudo para ver os nossos heróis!
Pois, mas Bento XVI, não ganhou nada, não é nenhuma "estrela", se calhar nem é do nosso clube...
Estamos a começar os preparativos para a nossa participação na Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano em Madrid, para estarmos juntos do Papa... Isso mesmo, a nossa ida a Madrid não é para passear, mas para estar junto de Bento XVI, aquele que está junto de nós, e nós... ficamos em casa!
Bem desculpa o desabafo, mas não queria deixar de partilhar contigo estas inquietações...
Beijaços, com amizade
Obrigado Papa Bento XVI pela sua bênção, se não for antes, até para o ano em Madrid... se Deus quiser.

7 comentários:

ruisdb disse...

Pois...
estive lá com mais alguns do grupo.
Optei por não ir concelebrar mas estar no "meio".
Não era preciso ser mais um a fazer número para a estatística ou para a TV. Nem para saborear o ambiente das grandes multidões.
Optei por ir porque as coisas importantes e mais profundas só se conseguem dizer com gestos concretos. E se a fé só se vive em Igreja, seria um pouco estranho passar ao lado desta experiência de Igreja que é a visita do Papa. Acompanhei quanto pude as televisões... mas que raio, quando ele vem à nossa diocese... não haveria de ir?

Joana disse...

Ficar em casa é o nosso nome do meio. Eu fui, gostei muito e sinto que o recebemos muito bem.
Daqui a um ano estaremos com ele novamente!

ruisdb disse...

há anos, havia um jornalista (penso que baptista bastos) que tinha um programa de televisão com entrevistas. É conhecida a sua costela esquerdista. E era fatal a pergunta: "onde é que voçê estava no 25 de abril de 1974"... se calhar alguns de vocês conhecem a expressão...
não vale a pena criarmos um "inquérito": onde é que ti estavas no 14 de Maio?
Mas acho que, como grupo, devemos pensar nesta tendência (estatisticamente significativa) de não aproveitarmos, a partir da nossa própria autonomia, estes grandes momentos de crescimento. Foi assim com o encontro de taize, foi assim com o Papa.

ruisdb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ruisdb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liliana disse...

Eu fui e sem dúvida que valeu a pena!Teria sido mais cómodo ficar em casa mas teria também perdido uma oportunidade única...

lilianasista disse...

eu fikei presa no estagio=(
mas acreditem k pensei 2 vezes em faltar para estar la...
mas infelizmente o dever chamou mais alto=(
nao faltaram oportunidades