sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia MJS 09: brilhamos como astros!

Cá estão elas... Divirtam-se!!



PS: Onde páram as vossas?

quinta-feira, 21 de maio de 2009

i will be back

Olá pessoal. É só para dizer que isto se está a acabar.
Dia 31 de Maio regresso à pátria.

Vou para Lisboa e aproveito para visitar o meu pai. mas creio que na 1ª semana de Junho já estou no Puarrto.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Peregrinação da Família Salesiana


Amanhã os jovens "salesianos" de Portugal rumam ao santuário de Fátima, para mais um Dia MJS, inserido na peregrinação nacional da Família Salesiana.

Este ano (se o tempo ajudar) iremos da Batalha até Fátima a pé.

Por este motivo, partilho convosco a experiência de alguém que fez o caminho a partir do Porto e chegou lá na passada terça-feira:


CHEGUEI!

ESTAFADA! AMACHUCADA! SEM PÉS! MOLHADA! OU MELHOR: ENCHARCADA!!!

MAS ESTOUFELIZ, FELIZ!!! FELIZ!!! E REZEI, REZEI, REZEI! POR SI, PELO MUNDO, PELAS FAMILIAS, PELA NOSSA CONVERSÃO, PELA IGREJA, PELO SANTO PADRE, PELAS VOCAÇÕES, PELOS DOENTES, PELOS PECADORES (=POR MIM), ..., ..., ...!

NÃO ME LEMBRO DE ALGUMA VEZ REZAR TANTO! É BOM REZAR!... E ESTOUFELIZ!!! FELIZ!!! FELIZ!!!

SINTO-ME:ALEGRE! AMPARADA! AGARRADA!CONSOLADA! QUERIDA! COMPREENDIDA! AMADA! ACONCHEGADA POR MARIA! POR ISSO ESTOU FELIZ!!! FELIZ!!! FELIZ!!!

VI:O CÉU A FAÍSCAR! CORTINAS COMPACTAS DE CHUVA A CAIR! O SOL E O AZUL A ESPREITAR... A SORRIR! PAPOILAS, URZES, MARGARIDAS, FLORES DE MIL CORES, SEARAS A ONDULAR! VINHAS TENRAS E VERDES RISCADAS ALEGREMENTE NA TERRA! EUCALIPTOS A RECEBER-NOS COM O SEU CHEIRINHO! ROSAS... ROSAS... ROSAS... DE TODOS OS TAMANHOS, DE TODOS OS CHEIROS, DE TODOS OS TONS! CAVALOS A CORRER, A SALTAR, A RELINCHAR! O ESFORÇO DAS CEGONHAS A LEVANTAR, ANDORINHAS LOUCAS A ESVOAÇAR! GENTE SIMPLES, SIMPÁTICA, ACOLHEDORA AO PASSAR!

MAS VI MAIS: OLHARES LAVADOS, TRANFIGURADOS, SORRISOS A BRILHAR, CORAÇÕES A ABRIR, VIDAS CONVERTIDAS! VI JESUS A VIR, A DAR, A CURAR... POR ISSO VENHO FELIZ!!! FELIZ!!! FELIZ!!!

E POR FIM, AO CHEGAR FRENTE À HUMILDE RAINHA DO CÉU E DA TERRA, DOS ANJOS, DOS SANTOS E DOS HOMENS, DE PORTUGAL E DO UNIVERSO INTEIRO, AJOELHEI O CORPO E O CORAÇÃO E ENTREGUEI TUDO O QUE LEVAVA NA ALMA.

DESPEJEI, DESPEJEI, DESPEJEI-LHE NO COLO TODOS OS VOSSOS RECADOS: AS ANSIEDADES E ALEGRIAS, PROJECTOS, TRISTEZAS E DORES QUE ME CONFIARAM ATÉ FICAR VAZIA. DEPOIS, PUDE ENCHER-ME DO OLHAR COM QUE DOCEMENTE ME OLHOU.

FOI A CERTEZA DE QUE CADA PESSOA QUE LEVEI, CADA AMIGO QUE LHE ENTREGUEI FOI LEVADO ATÉ JESUS. QUANDO POR FIM ME LEVANTEI, ESTAVA FELIZ!!! FELIZ!!! FELIZ!!!


Teresa Olazabal

terça-feira, 12 de maio de 2009

Porque há dias assim....




Porque a vida é como uma Montanha....com altos e baixos...e infelizmente não podemos estar sempre lá em cima...mas temos que ser Alpinistas...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ao contrário o cem existe

Bem como já não dizia nada a muito tempo, decidi partilhar com vocês um poema que encontrei durante uma pesquisa para um trabalho da escola. Espero que gostem :)

A CRIANÇA É FEITA DE CEM


"A criança é feita de cem.
A criança tem
Cem línguas,
Cem mãos,
Cem pensamentos,
Cem maneiras de pensar,
de brincar e de falar.
Cem sempre cem
Modos de escutar,
De transbordar de amor.
Cem alegrias,
Para cantar e compreender.
Cem mundos
Para descobrir,
Cem mundos
Para sonhar.
A criança tem cem línguas
( e sempre cem, cem, cem ... )
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
Separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
Para pensar sem as mãos,
Para fazer sem a cabeça,
Para escutar e não falar,
Para compreender sem alegria,
Para amar e encantar-se
Somente na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já não existe.
E, de cem
Roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que a brincadeira e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas
que não andam juntas.
Dizem-lhe enfim:
Que o cem não existe.
A criança diz:
Ao contrário o cem existe ! "

Loris Malaguzzi

sexta-feira, 8 de maio de 2009

redenção e prison break

Desculpem distrair a Queima com reflexões pseudo-filosóficas, mas...
Nas minhas horas vagas (é necessário manter a sanidade mental; que a vida não pode ser só livros) vou vendo uns videozitos enlatados. Agora ando a ver o prison break. Estou a acabar a 2ª série. Nunca a acompanhei aí em portugal.
Pus-me a pensar na quantidade de dor que cada um dos personagens suporta. Bons e maus.
Não me interessa discutir a série em si. Quero é chamar a atenção para o facto de aqueles personagens e a maior parte das pessoas que encontramos ao virar da esquina (ou debaixo do mesmo tecto) é vítima de muita injustiça, carrega muita dor...
A série pega nesta realidade catalogando entre bons e maus ou fazendo-nos vibrar a ver quem ganha o jogo.

A minha pergunta é outra: como libertar, redimir toda essa dor? Que sentido dar à vida de todos aqueles personagens (da série e da vida) que morrem?
Na série a religião é apenas um cenário de fundo. Como é típico do mainstream mediático americano. Muito numa linha daquilo que os sociólogos chamam a civil religion.
Pergunta: a nossa experiência de fé teria algo a oferecer àqueles personagens?
Podemos não responder.
Na série os maus continuarão a usar os seus imensos recursos de poder e controlo. Os bons, continuarão às apalpadelas. Mas uns e outros continuarão esmagados pelos erros cometidos e sem possibilidade de sair deste ciclo de violência. A não ser que...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Queima das Fitas

Estamos em plena queima das fitas e, talvez por isso, o nosso blog tem-se ressentido disso: menos posts, menos comentários, menos visitas... Que tal colocarem aqui umas fotos?
Hoje de manhã, entre um gole de café com leite e um bocejar, li este artigo que achei, no mínimo... pertinente.

Que gozo dá ficar em coma alcoólico?

Dois dias de Queima das Fitas, em Coimbra, chegaram para levar 127 estudantes ao hospital, 86 deles em coma alcóolico, noticiou ontem o DN.

Rosa Costa, a médica que coordenou um estudo sobre o consumo de álcool entre os jovens, realizado exactamente no período da Queima das Fitas de 2008, confessou não estar minimamente surpreendida por estes números.

Nem podia, já que o seu trabalho, publicado há dias, revela que o consumo de álcool, ao longo do ano, entre os mais novos, era excessivo em 50% dos casos estudados, sendo que 6% dos inquiridos se podiam classificar de dependentes.

Portugal tem uma população de 580 mil doentes alcoólicos diagnosticados e 750 mil bebedores excessivos. Gente aparentemente tonta, como eu, acalentava a esperança de que os mais novos, alvo já de tantas campanhas de informação, e muitos deles vítimas de pais alcoólicos, tivessem a inteligência de fugir a uma dependência que é, a todos os títulos, trágica.

Mas os dados apontam no sentido contrário: bebe-se mais, o «binge drinking» (beber até cair para o lado) tomou conta da noite, as bebidas são mais letais, e as palermas das raparigas, que não têm outro nome, vieram engrossar as fileiras, aparentemente ansiosas por fazerem as mesmas tristes figuras que eles.

A verdade é que a associação, por muito patológica que seja, entre divertimento e álcool, não é nada fácil de combater. Implicava perceber as razões profundas que levam os mais novos a precisar da bengala do álcool para «atingir» a felicidade (de que, ironicamente, não se lembram no dia seguinte!). Mas, difícil ou não, é urgente agir, porque o consumo excessivo, de que o coma alcoólico é apenas a ponta do icebergue, provoca danos graves ao cérebro.

Daqui a 15 dias estes 86 estudantes, universitários diga-se de passagem, ainda vão sofrer de falhas de memória frequentes e de grandes dificuldades de concentração. Pior, os investigadores acreditam que podem ter prejudicado irreversivelmente os seus cérebros em desenvolvimento. Tem que haver uma maneira de os fazer entender isto.
(Editorial do Destak, escrito por Isabel Stilwell, em 07/05/09)

sábado, 2 de maio de 2009

Ola

Ola pessoal.
Desculpem so agora escrever no blog mas tenho vindo poucas vezes a net.
Mas aqui tenho tido pouca sorte em relacao ao trabalho, porque a crise afecta toda gente e eu nao sou um caso a parte infelizmente, mas em relacao ao resto esta tudo bem.
Bjs e abracos.
P.S. Estes teclados de ca nao teem ancentuacoes :).