quarta-feira, 29 de abril de 2009

Este puto que vos fala

Ontem, dia 28 de Abril, pelas 21h na capela do COP, voltaram-se a reunir os antigos alunos que tomaram nas suas mãos a responsabilidade de animarem musicalmente a missa que irá ter lugar na igreja do Bonfim, no dia 23 de Maio. O Fraga, que foi lá só assistir (assim como o Ulisses!) deu-me o toque para deixar aqui um bocado a minha perspectiva do que se passou por aqueles lados...

Não há muito para dizer... Eu procurei mais ouvir e estar atento ao que se passava à minha volta. É interessante para mim, e porque ando nisto à pouco tempo, olhar à volta e perceber que as coisas não caem do céu. Que atrás de cada música que em cada domingo me habituei a tocar, está uma pequena história, que diz algo a alguém. Espero um dia construir um grande baú, repleto dos maiores tesouros da nossa existência: as nossas memórias. E claro partilhar com quem é mais novo. Uma coisa é certa: esta já vai direitinha para o baú!

Atenção! Tenho um ficheiro no telemóvel com uma gravação ao vivo do 'Tu dizes' e prometeram-me arranjar uma foto... Vou ver se amanhã ainda faço um edit ao post...

EDIT 1 - Música (só pus a partir da parte que se ouve bem...)


Tu dizes - Live at COP - JP Neves

"Vinde a Mim..."

"Eu Te bendigo ó Pai Senhor do Céu e da Terra , porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos... ...Vinde a Mim vós que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei..."
(do Evangelho da Missa de 29/04/09, Mt 11,25-30)

Só quem é pequenino como Jesus "O SERVO DOS SERVOS", pode entrar no Seu coração, entender a Sua Verdade! NELE encontaremos descanso e cura para as nossas "grandezas" e para as grandezas que o mundo nos exige, às quais nos "vendemos" e que tanto nos cansam e oprimem! Sim, é muito cansativo "ter que ser o melhor, o mais perfeito, o mais esperto, o mais chic, o mais rico, o mais rápido, o mais competente..: O MAIOR!" O colo do Senhor espera por nós!

Hoje à noite vamos servir os mais pequenos da sociedade. Façamo-nos pequeninos, MAIS DO QUE ELES, para sermos dignos de os servir. É "descaradamente" para nós que o Senhor hoje fala!

Teresa Olazabal

PS: Se quiseres aparece por volta das 21h nas escadas da Igreja da Trindade (atrás da Câmara Municipal Porto)

terça-feira, 21 de abril de 2009

Registar a memória... evocando as origens!

20 de Abril, 21h, Capela do Colégio dos Órfãos: nesta noite houve magia na nossa Capela!
A propósito da preparação do Dia Nacional do Antigo Aluno (23 Maio), alguns membros do coro juntaram-se com alguns antigos alunos desta casa, para prepararem a animação musical da eucaristia desse dia.
Foi uma noite bem passada, cheia de memórias, recordações e nostalgia. Como dizia alguém: "ai se estas paredes falassem..."
Aqui fica o registo fotográfico.



PS: Na próxima terça a magia continua... no sítio do costume!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vicenza


Este fim de semana fui a Vicenza, uma cidade do Norte de Itália, ver uma feira de material litútgico. Umas fotos mal tiradas.

A cidade está cheia de edifícios de um arquitecto chamado Palladio. Um exemplo.



sábado, 18 de abril de 2009

medir o valor

Como medimos o valor das coisas importantes da vida?
Com microscópios, balanças? Imagino que não.
A que propósito vem isto?
Já repararam que tendemos (nós também, em maior ou menor grau, pois somos todos filhos deste ambiente que nos rodeia) a valorizar acima de tudo aquilo que é intenso? Uma sensação, uma relação, um sabor... tudo tende a ser apreciado pela sua capacidade de produzir efeitos fortes.
O estudo vale na medida em que gosto ou não gosto; não na medida em que me será útil ou é verdadeiro.
Uma relação de amor vale pela intensidade do que "sinto", do arrepio na espinha.
O carro que compras vale pela quantidade de sorrisos invejosos que arrancas aos teus amigos (?) no dia em que o compras.
Mesmo a nossa experiência de fé tende a ser "medida" por essa capacidade de produzir efeitos de pico.
Terá isso sentido? Será sábio escolher e organizar a vida em função dessa intensidade do instante?
É claro que há outros modos de valorizar. Outras pessoas e culturas valorizam acima de tudo a qualidade de duração.
Uma relação de amor vale pela sua qualidade, pela sua capacidade de vencer a entropia, pela sua duração contra as dificuldades.
Os projectos que se fazem valem pela sua duração e pelo seu impacto e não pela sensação momentânea que provocam.
Ter um filho vale porque "criar" um outro ser humano, na sua liberdade, dar-lhe asas para voar e escolher e ser... vale mais do que as dores do parto, o rombo no orçamento ou o ficar limitado nos horários.
A fé vale pela entrega total à pessoa e à causa de Jesus de Nazaré. E a entrega é total quando abraça todas as tuas dimensões. Também o tempo e a duração.
Acho significativo que nos casamentos a aliança de amor que se estabelece entre os esposos seja simbolizada com anéis de ouro. Sem jóias, sem acrescentos. Porque o ouro mantém o seu brilho mesmo apesar da passagem do tempo. Não há ferrugem que lhe entre. Com peso e densidade.
Claro que ao dizer isto, não pretendo impor nada a ninguém. Cada um escolhe com liberdade o que faz da sua vida. Mas gostaria que alguém fosse honesto e se casasse com anéis feitos de plástico biodegradável.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Siamo Salesiani

Estas coisas da internet têm o seu quê de engraçadas... Tava eu à procura de algo que nada tinha a ver com salesianos e eis que encontro um blog, de alguém algures nos EUA cuja vocação é ser salesiano e onde estava este vídeo que achei espectacular.



Para quem esteve no CampoBosco, sabemos o que é estar perto do Reitor-Maior... é como estar com D. Bosco. Acho que este vídeo mostra muito bem o que é a espiritualidade salesiana.

Outra coisa que fiquei a saber é que, a título de curiosidade, o Obama tem uma medalha de Nssa. Senhora Auxiliadora e de D. Bosco.

Para quem quiser ler mais, o blog é: Stay With Don Bosco

Um caso verídico

Passou-se comigo.

Precisava de um telemóvel para a Inês que estragou o dela. Queria evitar comprar um novo, e perguntei a uns amigos, com quem me encontrei, se algum deles tinha um que não estivesse a uso mas que estivesse bom.

- Mas é para ti? - perguntou um dos amigos.

- Não, - respondi, - é para a Inês uma sem-abrigo minha amiga.

- Ah se fosse para ti tinha, mas então não, é bom demais para ela! - respondeu.

- Olha que quando chegares ao Céu pode ser que ouças dizer: "não, não podes entrar, é bom demais para ti...!" - observou o outro.

Parecia que estava a brincar mas aquilo foi um tiro que nos atingiu aos três. Fiquei a pensar nisto o resto do dia... em como tantas vezes damos aos pobres coisas estragadas... demasiado usadas... restos... e quase nunca coisas realmente boas...

Pensei também em duas amigas que sempre que dão ou fazem alguma coisa para eles, dá o melhor que tem uma, faz o melhor que sabe com os melhores ingredientes a outra: "É para Jesus" costumam dizer. Essas... SABEM DE AMOR!

E depois pensei em como nos custa a entrar que Jesus, O QUE PODIA TER TUDO DO MELHOR - PORQUE SENHOR E DONO "DISTO TUDO" - preferiu identificar-Se com os pobres, os humildes, os simples, os esquecidos, os excluídos...

É TÃO ESTRANHO, TÃO DIFERENTE DE NÓS ESTE SENHOR JESUS, NÃO É?...

Teresa Olazabal

RESSUSCITOU


RESSUSCITOU! ALELUIA! ESTÁ VIVO! ALEGRIA!



UM PECADOR MORREU E TEVE O SEU ENCONTRO COM JESUS. PODIAS SER TU... PODIA SER EU... PORQUE TODOS IREMOS TER TAMBÉM ESSE ENCONTRO UM DIA. JESUS SENTOU-SE, E FALOU COM ELE COM MUITA ALEGRIA, ESTAVA MESMO CONTENTE, PARECIA QUE ESTAVA À ESPERA DAQUELE MOMENTO DESDE SEMPRE, TINHA TODO O TEMPO DO MUNDO - MAIS NINGUÉM PARA ATENDER, MAIS NADA PARA FAZER...

MAS O HOMEM ESTAVA ATERRORIZADO: O AMOR E A COMPAIXÃO COM QUE JESUS O OLHOU TROUXERAM-LHE À CONSCIÊNCIA O FILME DA SUA VIDA - AS MENTIRAS, AS TRAIÇÕES, AS VIGARICES, AS NEGAÇÕES, AS INVEJAS, AS TROCAS, AS VAIDADES, OS ORGULHOS, AS CORRUPÇÕES, AS ZANGAS, O ESBANJAR... TANTA COISA! TRISTE E CHEIO DE REMORSOS QUE O ENCHIAM DE SOFRIMENTO, TENSO, ESPERAVA A "SENTENÇA". INCAPAZ DE ESPERAR MAIS TEMPO, ATREVEU-SE: "SENHOR... E OS MEUS PECADOS? TANTO MAL QUE FIZ... TANTO BEM QUE NÃO FIZ...! COMO POSSO "PAGAR"? O QUE DEVO FAZER?" JESUS PEGANDO-LHE NA MÃO, DISSE: "PECADOS? MMM... JÁ NÃO ME LEMBRO... ESQUECI... PAGAR? MAS... SÓ QUERO ESTAR CONTIGO... ASSIM!"

ABRAÇOU-O COM MUITA TERNURA. O PECADOR CHOROU AMARGAMENTE... LAVOU-SE, ESTAVA SALVO, RESSUSCITADO!

RESSUSCITOU! ALELUIA! ESTÁ VIVO! ALEGRIA!

Teresa Olazabal

Sábado Santo

Sábado, foi dia de celebrar em comunidade a Ressurreição de Jesus.

Começamos cá fora com a cerimónia da luz



benção do círio pascal



"a luz de Cristo"
Francisco: um dos protagonistas da Vigília

concentração do diácono



João cantou o Precónio



"Mandai Senhor o vosso Espírito..."

Fraga leu uma leitura

D. Isabel leu uma das leituras

"Deus fez maravilhas..."
o famoso (e lindo) painel redescoberto
"Glória"
Lili leu uma leitura



"Como o veado anseia..."

Bessa leu outra leitura

"Aleluia"


Diácono Francisco leu o Evangelho

Homilia do Pe Paulo Pinto

Francisco manifestando o desejo de pertencer à nossa comunidade






"Tu és a água viva"



Princesas bailarinas na procissão solena da água baptismal

Francisco e a sua família

o "momento da verdade"




uma salva de palmas para o novo membro


concentração do acólito

"Ele Ressuscita hoje..."

"Ele vive entre nós..."


"Ele é Cristo, o Senhor..."

"Aleluia, aleluia"