segunda-feira, 31 de março de 2008

Ordenação de D. Joaquim Mendes

No passado dia 30 de Março, todo o país salesiano (e não só), esteve em festa: D. Joaquim Mendes foi ordenado Bispo.
A cerimónia decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, sendo Bispo sagrante D. José da Cruz Policarpo, Cardeal- Patriarca de Lisboa e consagrantes D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, e D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal.
O lema episcopal escolhido por D. Joaquim foi o mesmo que escolheu a quando da ordenação sacerdotal: “Eu estou no meio de vós, como aquele que serve” (Lc 22,27).

O símbolo das armas de fé episcopais foi este:



Uma cruz estrutura o escudo, dividindo-o em quatro partes como o mistério da cruz estrutura a vida do cristão e do apóstolo.
Os quatro campos significam os quatro Evangelhos e também os quatro pontos cardeais – sublinhando, assim, a universalidade da missão evangelizadora da Igreja. O azul significa a fé e a vida divina e o vermelho a caridade pastoral e o martírio.
O círculo branco no centro do escudo, sobre a cruz, simboliza a Eucaristia, centro da vida cristã, fonte e cume da vida pastoral.
A estrela de sete pontas simboliza a Virgem Maria, “Estrela da Nova Evangelização”.
O “S” inscrito na parte inferior da cruz alude ao serviço, de acordo com o lema episcopal, que aparece inscrito na parte inferior.
Completam as armas a mitra, que está sobre o escudo, ladeada pela cruz e pelo báculo, símbolos do ministério episcopal.

Do nosso Colégio seguiu uma camioneta com algumas pessoas que se quiserem associar a este momento festivo.
Durante a viagem a nossa "bispa" tratou de animar a malta:

Quanto à cerimónia, foi assim que decorreu:
Procissão de entrada


Leitura do mandato Apostólico



Interrogação sobre o propósito de guardar a fé e de exercer o ministério

Imposição das mãos e oração de ordenação


Unção da cabeça e entrega do livro dos Evangelhos e das insígnias


Comunhão


Benção


Mensagem do Reior-Mor dos salesianos, Pe. Pascual Chavez


Palavras de D. Joaquim à assembleia


Saída


No exterior a banda de música do Colégio de Poiares animou as pessoas

À chegada de D. Joaquim, os amigos não quiserem deixar passar a oportunidade de lhe dar os parabéns


Aqui ficam algumas fotos do dia para a posteridade:






Taizé - Uma oração à nossa medida...

olá a todos,

já todos ouvimos falar da oração Taizé, dos seus cantos e da sua capacidade de possibilitar reflexões..
no entanto, quem nunca ouviu falar e até gostasse de exprimentar aí vão as datas:

abril: dia 4
dia 20

junho: dia 6
dia 20

julho: dia 4
dia 18

o local e a hora são iguais para todos os dias: 21h na capela do Colégio dos Órfãos do Porto...;)


bjinhu grande pra todos....

sábado, 29 de março de 2008

MAFI a salvadora de estojos!

Aqui esta o estojo mais FOFINHO e RIQUINHO...que foi salvo pela MAFI.......

Bigadaaa

Atenção!

Pessoal o estojo da Inês perdeu-se no meio das correrias de ontem.

É rosa choque e verde e tem o formato de uma boneca.

Alguém se lembra de o ver?

Que estrelas

quinta-feira, 27 de março de 2008

Parabéns Pe Rui

Conforme devem ter visto no post anterior, colocado pelo próprio, o Pe Rui faz hoje 10 anos de ordenação sacerdotal.

Não podemos deixar de nos congratular com a sua vocação, sobretudo nós que temos "aproveitado" mais de perto.

Para que, tal como ele, outros jovens saibam estar atentos ao chamamento de Deus, aqui fica o apelo:

Mas como sabemos que a vida de sacerdote não é fácil, e porque o dia é de alegria e merece uns sorrisos:

PS: este post ficava melhor dentro do anterior, mas como nos comentários não deixa colocar vídeos...

10 anos



Faz hoje 10 anos que fui ordenado.
Fora dos sacramentos de iniciação, a ordem é o único que imprime carácter, como se dizia. Que reconfigura a identidade.
Para lá da eficácia, dos aplausos, dos fracassos (porque nada disso imprime carácter; tudo isso passa) permanece o desafio da representação.
No início dos anos 90 discutia-se bastante a questão do sacerdócio. (Ou eu dava-me com quem parava para pensar nisso). Ficou-me a ideia do sacerdócio como representação. a 1ª vez que ouvi a expressão fiquei um bocado aflito. Que termo tão legalista, tão comercial! Mas depois fui percebendo melhor a coisa. o padre como re-presentante. Pelo que ele é (não pelo que faz, apenas), pelo que Cristo o faz ser, o padre está chamado a ser Presença de Cristo no seu povo.
Que avaliação?
Mudei.
Poderia e deveria ter mudado mais. As boas convicções estão ainda mais fundamente escritas na carne. Nem sempre tão generosamente operacionalizadas.
As pessoas mudaram nestes 10 anos. Passou João Paulo II.
Os amigos continuam a sê-lo. E mais fortes porque o vencer e entropia do tempo já é uma vitória. E faz-nos companheiros, gente que se senta à mesma mesa a comer o Pão que o Companheiro nos dá.
Outros transitaram dos amigos para o limbo dos nomes que se hesita em conservar na agenda. Por causa das distâncias do espaço. Mas muito mais porque os valores mudaram, os interesses que nos juntavam, viemos a descobri-lo não eram tão comuns como isso. Ou porque o amor que nos unia não era forte ao ponto de se tornar perdão que cure as feridas e as más comunicações.
Gente melhor que eu deixou o ministério e dedicou-se a ser consumidor na Igreja.
Outras pessoas aparecem no cenário.
Vai ficando este amor pós-moderno à tangente. Estamos aqui, encontramo-nos aqui. Podemos bem partilhar razões de viver e de esperar. fazer juntos este pedaço da estrada. na pobreza assumida de quem aceita ser padre, no provisório dos encontros.
E também o prazer de fazer parte do caminho com estes amigos e companehiros umas vezes à toa, outras não. Umas vezes na "paia" outras noutro lugar qualquer.
Este ano aqui, para o ano em Jerusalém diziam os exilados judeus.
Este ano aqui, convosco. Para o ano... um pouco mais à frente.

terça-feira, 25 de março de 2008

completamente Feliz!!

IIIUUUPYYY!



já consegui!! já estou no melhor blog do mundo!!

tive muito tempo 'á toa' mas após muita presistência consegui encontrar-me. Isto nem era muito dificil, até me sinto super super inteligente!!

Lol..vou ser sincera: eu fiz isto de proposito porque os últimos são sempre os primeiros (=

Pe. Pascual Chávez Villanueva reeleito Reitor-Mor dos Salesianos

O Pe. Pascual Chávez Villanueva foi eleito Reitor-Mor dos Salesianos.

Esta manhã, os membros do XXVI Capítulo, confirmaram no primeiro escrutínio, o Reitor Mor para o sexénio 2008-2014.

Nascido em Real de Catorce, no estado de San Luis Potosi, no México, no dia 20 de Dezembro do 1947, Pascual Chávez Villanueva foi aluno do «Colégio Mexico», na cidade de Saltillo. Foi neste local que, depois de conhecer os salesianos, amadureceu a intenção de fazer-se filho de Dom Bosco.

Após frequentar o noviciado de Coacalco, emitiu a primeira profissão religiosa salesiana, no dia 16 de Agosto de 1964, e em 1970, em Guadalajara, a profissão perpétua.

Sempre na capital do estado de Jalisco, recebeu no dia 10 de Março de 1973 o ministério diaconal e, no dia 8 de Dezembro do 1973, a ordenação sacerdotal.

Em 1975, depois de dedicar os primeiros anos de ministério presbiteral à comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita, frequentou o Instituto Bíblico, de Roma, licenciando-se em 1977 em Sagrada Escritura.

O Pe. Pascual Chávez Villanueva foi docente e director do Instituto Teológico de São Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988.

Entre 1989 e 1994, foi Inspector dos salesianos do México-Guadalajara. No final desse mandato iniciou o doutorado em Teologia Bíblica, concluído em Salamanca, Espanha, em 1997.

Durante o XXIV Capítulo Geral, no ano de 1996, embora não fosse membro desse Capítulo, foi convidado pelo Reitor-Mor, P. Juan Edmundo Vecchi, a assumir a tarefa de Conselheiro para a Região salesiana 'Interamérica'.

No dia 3 de Abril de 2002, durante o XXV Capítulo Geral, o P. Pascual Chávez Villanueva foi eleito no primeiro escrutínio Reitor-Mor dos Salesianos, tornando-se o IX Sucessor de Dom Bosco, sucedendo ao P. Juan E. Vecchi, falecido no mês de Janeiro desse mesmo ano.

No seu primeiro sexénio o P. Chávez a necessidade de levar o carisma salesiano a níveis espirituais cada vez mais autênticos e o empenho salesiano às fronteiras da actual sociedade e cultura.

As suas Cartas Circulares foram muito apreciadas. Nelas, alternando com aquelas de apresentação das Regiões em que é subdividida a Congregação, ofereceu itinerários de reflexão e de aprofundamento sobre os temas da santidade, da Palavra de Deus e da Vida Religiosa.

As diversas láureas "honoris causa" recebidas no decurso destes anos, foram sempre acompanhadas pela "lectio magistralis" de notáveis qualidades. As suas intervenções e Estréias dadas todos os anos aos diversos grupos da Família Salesiana foram também muito apreciadas, particularmente a deste ano em que faz eco ao apelo do Papa Bento XVI sobre a urgência da educação.

O P. Chávez mostrou-se solícito durante o seu primeiro mandato em visitar todas as Inspetorias e Visitadorias da Congregação, fazendo-se portador do sorriso e da esperança de Dom Bosco. Foram muitos os municípios que se sentiram honrados em oferecer-lhe a Cidadania honorária. Entre esses, o município de Capriglio, terra natal da mãe Margarida, mãe de São João Bosco.

A sua profunda convicção acerca da actualidade e autenticidade da Vida Consagrada levou-o – depois da nomeação "ad quinquennium" por parte de João Paulo II, a membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica – a trabalhar com solicitude pela Vida Religiosa.

Depois de ter sido membro do conselho executivo e da comissão teológica, foi eleito em Novembro de 2006 Presidente da União dos Superiores Gerais. Na qualidade de Reitor-Mor dos Salesianos participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (CELAM), celebrada em Maio de 2007, em Aparecida (SP), Brasil.

fonte: Agência Ecclesia

segunda-feira, 24 de março de 2008

Prado do sonho - 4 de Agosto de 2007


Entre o tempo que corre
e as vontades que se movem,
gente vive, gente morre
e os frutos se colhem.
No teu sonho viste
o que eu agora vejo
já posso riscar este pedido
da minha lista de desejos.
Aqui, onde lobos passaram
a simples cordeiros,
onde os últimos passaram - finalmente - a primeiros.
Neste solo sagrado
sinto-me em casa.
Já aqui tinha estado,
não reconheces a minha cara?

Bem, alguns de vós já ouviram isto, no CampoBosco. Escrevi-o no prado dos Becchi, motivado por estar ali onde, nesse sonho visionário, tudo parecia tão confuso e misterioso. Sinceramente, tinha-me esquecido dele e encontrei-o um dia destes, por acaso enquanto andava à procura de outra coisa qualquer. E depois perdi-me um bocado em recordações dessa viagem tão especial para quem se sente tão bem neste mundo salesiano.

Faço um convite a quem quiser de ir postando impressões do CampoBosco, porque sinto que ainda não assentamos ideias sobre o que lá vivemos, porque, se repararem, são muitas as vezes que sem nos darmos conta e sem saber bem porquê a conversa vai lá parar. Urge, ter um serãozito a ver as muitas horas de filme e no fundo a avaliar o que significou tudo isto para nós, se crescemos, se foi abaixo das expectativas etc... (até porque aquela reunião ‘nacional’ ficou pendente...).

Enfim, como diz a Idália,

Unidos no mestre =)

domingo, 23 de março de 2008

Sábado Santo - COP

"Ele ressuscita hoje, Ele vive entre nós, Ele é Cristo o Senhor, aleluia, aleluia"

Foi assim que, em festa, celebramos a ressurreição de Cristo.




O Precónio Pascal

Um dos salmos cantados na celebração



No Glória, fez-se luz



Ele ressuscita hoje...



Desde os mais pequeninos, todos somos testemunhas que...


Seguir Cristo significa sobretudo estar atentos à sua palavra. A participação na liturgia dominical, semana após semana, é necessária para que cada cristão entre numa verdadeira familiaridade com a palavra divina: o homem não vive somente do pão, do dinheiro, da carreira profissional..., vive da palavra de Deus que nos corrige, renova, e nos mostra os verdadeiros valores humanos: a palavra de Deus é o verdadeiro maná, o pão do céu, que nos ensina a viver e a ser verdadeiramente Homens. Seguir Cristo implica amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Seguir Cristo significa ter compaixão pelos que sofrem; promovem a dignidade de todos os homens; ter a coragem de defender a fé contra as ideologias; ter confiança na Igreja e permanecer em comunhão com o Papa. Seguir Cristo implica amar a sua Igreja, o seu corpo místico. Caminhando desta forma, acenderemos pequenas luzes no mundo, e dissolveremos as trevas da história.
...
Jesus é a ressurreição e a vida eterna. Na medida em que permanecermos unidos a Cristo passamos com Ele da morte para a vida. E não é apenas uma realidade que virá depois da morte biológica, mas começa hoje pela nossa comunhão em Cristo. Passar da morte para a vida é, juntamente com sacramento do Baptismo, o núcleo real da liturgia desta noite santa. Cristo abre-nos a porta da vida e convida-nos a passar por ela, porque Ele veio para que a tivéssemos em abundância (cfr. Jo 10,10).
...
Hoje é o Espírito do Pai quem nos grita e desafia: desperta, tu que dormes num cristianismo acomodado, cansado e sem motivação. Levanta-te e segue Cristo, o verdadeiro caminho, a verdadeira luz e a verdadeira vida.

(Pe. Paulo Pinto)

sábado, 22 de março de 2008

finalmemte

só para vos avisar que já tou no blog também hehe :P

Sexta-feira Santa - COP

15h - Depois de prepararmos a capela para vivermos mais intensamente este dia, percorremos em comunidade o caminho de Jesus rumo ao Calvário.



























De seguida, a Paixão do Senhor.




O maior acto de amor da história da humanidade

sexta-feira, 21 de março de 2008

Vigília de oração - COP

Quinta-feira, vivemos a cerimónia do lava pés em comunidade.
Aqui ficam algumas fotos



























No final, alguns elementos da equipa dos materiais e mais alguns amigos, jantamos no Colégio. Desde já agradecemos à comunidade, na pessoa do Pe Paulo Pinto, e à Fatinha e à Júlia que prepararam o jantar.


De seguida, fizemos a nossa vigília de oração. Começou assim:

Na hora da infinita angústia e agonia de Getsemani, Jesus arrastou-se penosamente até aos Apóstolos, e desafogou no coração de Pedro a amargura que Lhe ia na alma: «Nem uma hora pudeste vigiar comigo! Vigiai e orai para não cairdes na tentação» (Mt 26,40-41)
E contudo, àquela hora, havia muitos que não dormiam, mas vigiavam. Os inimigos tramavam-Lhe a morte. Judas, um dos apóstolos, ultimava a traição. Os que odeiam, velam e actuam. Os que amam pouco, dormem.
Os tempos da vida histórica de Jesus são afinal os nossos tempos. Para Ele não há passado nem futuro. Tudo é um perpétuo presente. Os seus olhos divinos viam a multidão dos que hoje velam para fazer o mal, e a multidão dos que hoje dormem na cama fofa do seu egoísmo. Viam também, como doce lenitivo do seu sofrer, a fidelidade dos que hoje se juntam em volta de Maria, para com Ela Lhe oferecerem uma vida desvelada na oração, na prática do bem, no exercício da caridade. Os seus olhos poisaram nos nossos como poisaram nos de Pedro, penetraram-nos no coração, e viram os sentimentos mais íntimos com que neste momento aqui nos juntamos para Lhe oferecermos o que Ele procurou nos Apóstolos - a nossa simpatia, o nosso amor, a nossa doação total, a nossa reparação pelos pecados próprios, e pelos do mundo em que vivemos.
Cada um de nós lança agora Coração de Jesus os seus sentimentos mais íntimos.


Um dos cânticos da oração, interpretado pelo João:



palavras para quê...

Juventude que acredita!

Salto ao Gerês


Ideia pascal: 2ª feira de Páscoa, se o tempo estiver bom (cmo parece que vai estar)...
Tinha pensado ir até ao Gerês, dar umas voltas pelos montes, tirar umas fotos, ficar de papo para o ar, fazer alguns trilhos...

No meu carro caibo eu e mais 6.
Se houver interessados é avisar.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Calendarização

Pessoal, a pedido da chefia coloco aqui a planificação deste período Pascal:

Quinta-feira - 20/3:
18:30 - Missa do Lava-pés
21:30 - Vigília de Oração

Sexta-feira - 21/3:
9:30 - Oração Comunitária de Laudes
15:00 - Via Sacra e Paixão do Senhor

Sábado - 22/3:
9:30 - Oração Comunitária de Laudes
22:00 - Vígilia de Oração Pascal

Quinta-feira Santa

Estamos em plena semana maior! O Tríduo começa hoje a pulsar com o ritual do Lava-pés e da última ceia.

Cristo sabe como e quando será o seu fim... Quanta dor em dizer mais uma vez SIM! ao Pai.

Este é o primeiro dos três vídeos que queremos partilhar com todos esta Páscoa.

Quando Jesus sentiu que o fim estava próximo, não fugiu... aproximou-se do Pai, para rezar e pedir força.

Seja Ele, uma vez mais, exemplo a imitar.

Boa Páscoa!

Só mais uma voltinha no carrossel

Agora em espanhol!

El Espiritu de Dios... =)

Semana santa SUPERSTAR!!

Ok ok devem pensar que eu sou tolinha a tar a postar à 1h31 da manhã...mas axo que estou viciada no blog ou será do ice tea? ( a joana bebeu leitinho e também não estava lá muito bem..loli)

Mas agora fora de brincadeiras...decidi partilhar convosco neste dias santos..alguns videos de uns dos musicais que eu mais gostei ate hojee....Jesus Cristo Superstar.....

Espero que gostem eu amo ( onde já ouvi isto?..loli...tenho ki concentraaaaaar mais loool)



Este homem canta que é qualquer coisa!!!..não acham?..não acham??...ah...ah..ah..olhem que eu axo..



Bela música...ouçam não vos parece uma música que conhecem tipo " Ninguem como tu"?

http://www.youtube.com/watch?v=CYEA0_WfHec&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ygzJmcQAaBU

OK este não da para postar..mas aconselho vivamente....é lindaa......



Ok...esta é música que parte tudooo mesmo.....só vos digo uma coisa "Tá fixe"...lool


Vá minha gente sei que postei muita coisaa...mas concentraaaaa... e DELICIEM-SE..

Agora um aparte..a Isabel hoje sugeriu que eu fizesse Stand up comedy... mas sinceramente axo ki prefiro o Sit down comedy..porque como podemos vinvenciar hoje no grupo o exercicio em pé não correu tão bem.....looool (a culpa é do ice tea...)

Resumo da Reunião de hoje

Visto que não ter tido tempo para ir tomar um copito com vocês, cheguei a casa e apeteceu-me escrever no nosso blog. O tema que encontrei foi a reunião de hoje, até porque é preciso assentar ideias.

Começamos por relembrar algo que tinha ficado pendente desde a última reunião: o tema da Oração e por sugestão dos chefões, prosseguimos com a problemática.

Utilizando uma análise S.W.O.T. - Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats - ou seja, algo que permite abarcar a dimensão pessoal e do meio envolvente tanto do aspecto positivo como do negativo, cada um foi se apercebendo que no que diz respeito a isto da oração não estamos assim tão sozinhos quanto seria de esperar. Falta de tempo, concentração, motivação são obstáculos para ter momentos sãos de oração. Mas a vontade, a crença, a fé e a necessidade de falar com Ele faz com que tudo seja ultrapassável. As propostas comunitárias são muitas mas será que a sociedade nos deixa tempo para as aceitar?

Fizemos duas técnicas diferentes de concentração de energias para um momento de oração posterior que consistiu numa análise muito simples a um texto do Novo Testamento, escolhido aleatoriamente ou não. A aceitação geral foi boa e a frase chave que retiramos andará connosco por estes dias.

Agora vou para a cama ver se ponho isto em prática...

PS: João este post é essencialmente para ti, tu que foste orar para junto da Alicia. Ah! e é também para o preto, que por motivos de cansaço teve alguns problemas de concentração. =) Just kidding. NA MINHA FAVELA MANDO EU!

quarta-feira, 19 de março de 2008

1000 - um número como outro qualquer...

O nosso propósito quando criámos o blog foi, não só dar a conhecer aquilo que vamos fazendo, mas sobretudo ser um espaço de partilha do próprio grupo.
Ainda não o criámos há um mês e já atingimos as 1000 visitas.
Quer dizer alguma coisa? Não sei, mas é sinal que a ideia do blog fazia algum sentido... Cada vez mais o vamos sentindo como um espaço "nosso".
Bjs e continuem a passar por cá.

Sílvio contratado como escritor

O novo site das Edições Salesianas contratou o Sílvio como cronista.
O seu 1º contributo já lá está.

para os mais distraídos...

mts ainda n repararam...mas s forem à pag anterior do nosso blog podem ver as fotos da nossa bela missa.... estranhamente só apareceu hj, mas supostamente ja foram colocadas à mais tempo.... vão ver as fotos vale a pena... cada cara mais linda q a outra...

terça-feira, 18 de março de 2008

estatísticas tás a toa

em dois dias:

2 novos autores registados
6 novas mensagens
3 autores 'estreantes'
7+6+3+4+2+3 = 25 comentários

número de vezes que o 'tás a toa' foi visto, nos últimos 7 dias:
12.03.08 36
13.03.08 20
14.03.08 34
15.03.08 1
16.03.08 56
17.03.08 197
18.03.08 [95] 145 (actualizado)

oh well, não tenho muito mais a dizer, as estatísticas falam por si, PJ08 é que ta a dar! x)

continuem assim!
ta fixe!

Páscoa Jovem 08 - Fátima

Já muito se tem dito em posts anteriores sobre a Páscoa Jovem. Realmente acho que foi uma experiência enriquecedora a todos os níveis. Penso que valeu a pena termos insistido para participarmos.
Aqui ficam algumas fotos:

O nosso pastoralista nem 5 minutos aguentou acordado...

também a qualidade da música era excelente...

dá para ver pelo ar enternecido...

era tão boa que o Mário preferia ouvir o seu mp3 (ou seria para não ouvir a Mafi?!)

o ânimo não parecia muito... era do sono...

que vão a ouvir meninas???



uma das nossas estrelas...



o grupo dos mais novos do nosso centro com a sua animadora (linda por sinal...)



a nossa contratação para estes encontros: Joel o "Mondinense"



que queridos...

bons sonhos...

pensavas que te conseguias esconder...

pombinhos cantores

a administradora do casino

queremos fazer caminho conTigo


cartaz com o nome de todos os participantes


hora de almoço; Mário que trouxeste para partilhar?



primeiras "cobaias" do dom da sabedoria



outras (cobaias)



mais umas


outras


as últimas!


representação do grupo "Paz" do dom da fortaleza


mais uma representação



e ainda outra

um dos momentos no grande grupo


grande grupo


5 azes da Pastoral Juvenil - consegues encontrá-los?


Mário, desta vez a Mafi ficou ao teu lado...


a nossa doutora com muita atenção

apresentação dos dons do grupo do Cordeiro


a Patrícia a explicar o dom escolhido


Sílvio e o dom do entendimento


querem um conselho? Peçam ao Cordeiro


mais um dom

qual será este?

pelas caras houve asneira...

à espera da sopinha...

porta-te bem Mário senão a Mafi...


Pe Manuel e as suas ovelhas

Bendito entre as mulheres...


frente a frente das "patroas" da Pastoral Juvenil. Irmã Anabela, porque assambarcou a comida à sua volta? Talvez seja preciso alguém para moderar o debate


Pe João a explicar o que vai ser a ementa

Chegou o moderador e apoderou-se da comida.



Isabel, deita umas migalhinhas no prato da Carmen...


o Pe David não estava na Páscoa Jovem dos mais novos? Aqui estão as provas da fuga... o que vale é que a "patroa" ia connosco...

Ana num dos momentos de reflexão pessoal. Que flor tão linda!

Não podíamos deixar de dar um saltinho à nova Basílica

apareceu um emplastro


o rosto que não reúne consenso

Ir. Fernanda incansável, a preparar os ramos para a Eucaristia

Pe João em mais uma bela dissertação

preparativos para a Eucaristia

Cordeiro a treinar para daqui a uns mesinhos...



pastores observando as ovelhas

Isabel e Sílvio no ensaio de cantos

foto de família... para mais tarde recordar

Cordeiro, o tipo que ficou nessa foto é muita giro...

Ir Rosa e Ir Anabela atentas à leitura



a minha prima a ler Iª leitura

"meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?"


IIª leitura

Evangelho

Pe João na homilia


Oração universal

ofertório: uma teia

é por Ele que aqui estamos

é por Ele que somos irmãos

Inês no momento da comunhão


Raquel e Mafi

Miguel

acção de graças

Ir Fernanda agradecendo a todos

porque estão a espreitar?


no regresso o Valter proporcionou-nos um concerto 5 estrelas (um dia destes colocamos aqui os vídeos)

smile...

a partilha das emoções

a nossa estrela de Mondim

Mário, é a segunda vez que a Mafi te avisa...



que giras... emplastro estragou tudo...

eu quando era mais novo...

Ulisses a partilhar os melhores momentos

animador meu, há alguém mais bela do que eu?

não dou autógrafos...


o João a fingir que acredita no que a Idália lhe está a dizer...

não há, pois não?

se fosse eu a conduzir já lá estávamos...

com esta já vão três...

à quarta chega! Oh Mário...


O cansaço do guerreiro...
PS: Se quiserem que o nosso grupo publique aqui no blog a solução do enigma da avenida complicada, vão ter que comentar as nossas notícias...