sexta-feira, 11 de março de 2011

11/03/20111

"...Foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: 'porque razão nós e os fariseus jejuamos e os teus discipulos não jejuam?'..."
(Do Ev da Missa de hoje, Mt. 9, 14-15)

Os fariseus obedeciam a leis embrulhadas em conveniencias e rituais exteriores, ocos de sentido. O mesmo acontece hoje ainda... Cortar com a compota e o chocolate... pôr na mesa um belo robalo à 6ª. feira e sentir-se em paz com a penitência de Quaresma... que raio de jejum é este? Não terei antes que me alimentar de perguntas como: Como vivo a justiça? Os meus medos e "prisões"? A Verdade? Como acolho e dou a mão aos que sofrem? Como amo os diferentes? Como uso o meu tempo? Seguir Jesus, é criar com ELE uma intimidade que me afaste de "outros" alimentos, uma vez que só UM me pode satisfazer: Jesus, O Senhor!

"...Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e namora com o teu Pai no segredo do teu coração..."

Teresa Olazabal

quinta-feira, 10 de março de 2011

10/03/2011

"Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discipulos: «Se alguém quer vir após Mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me. Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê la; mas, quem perder a sua vida por Minha causa há-de salvá-la...:"
(Do Ev. da Missa de hoje, Lc. 9, 22-25)
É por isto que ELE me fascina! Assim radical, claro, sem enfeites nem mentiras!!! Ao contrário do mundo que nos seduz com contentamentos e prazeres rápidos e fáceis que nos deixam um vazio amargo... Jesus diz: Queres ser feliz...? Feliz como nunca foste? ANDA COMIGO! EU SOU a porta da tua FELICIDADE, i.é, renuncia a ti mesmo! Morre para o mundo i.é, toma a tua cruz! Queres salvar a tua vida? "Perde-a" para o mundo, dá-ma, e verás! Preferes ganhar o mundo? Ok. Então, perdes a vida...! Ouve! Este tempo é de conversão e de verdade = Ou o mundo, ou Eu. Os dois... NÃO!

Teresa Olazabal

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quaresma

4ª. FEIRA DE CINZAS, DIA 1 DA QUARESMA

"...Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa..."
(Do Ev. da Missa de hoje, Mt. 6, 1-6. 16-18)


Entrar no quarto... Fechar a porta... Oculto... Silêncio... Recompensa... As surpresas que nos reserva o Senhor para este "tête à tête"! Nesta Quaresma, os dois - ELE e eu, ELE e tu... longe de tudo, só os dois, iremos descobrir pouco a pouco, em pequenos passos diários quem somos... Com ELE vou despir-me das máscaras que o Carnaval da vida e do mundo me impõem e saber quem na realidade sou. Assim frágil e nua, posso então saber quem ELE é. E ELE virá... a mim, a ti num encontro unico. É a recompensa!
Teresa Olazabal