quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz 2009

"... Veio para o que era Seu,
e os Seus não O receberam..."


(Do Evangelho da Missa de 31/12/08, Jo 1,1-18)

Há uma semana celebrámos o Natal. Lemos que Maria e José tiveram que se refugiar à pressa num curral para o Menino nascer "porque não havia lugar para eles...". Se pensarmos bem veremos que mesmo aí - na gruta - eles eram uns "intrusos" porque os verdadeiros donos daquele buraco eram obviamente os animais. Impressionante não é? ...

Hoje lemos que os Seus - isto é eu... tu... não O recebemos... não O reconhecemos... Amanhã é outro ano. Não faz grande diferença, é só rasgarmos o calendário e a agenda velhos e mudarmos para outros novos... O que faria - sim - uma grande diferença seria rasgarmos tudo o que em nós é ainda Antigo Testamento - este nosso coração velho, e substituí-lo por outro: novo, limpo, transparente, onde o Senhor possa escrever a Sua história, gravando a fogo o Seu nome de modo que nunca mais O deixemos de reconhecer...

BOM ANO!!!

Teresa Olazabal

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Natal 2


(O Verbo) veio ao que era seu; mas os seus não O receberam
No Evangelho de dia 25

NASCEU!

"...O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, Sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. ..."
(Do Ev. da Missa de 24/12/08, Mt 1,1-25)

"Maria encontrara-se grávida..." e nós - por virtude do Espírito Santo - encontramos "grávidos" também (uns em maior, outros em menor grau): grávidos da Bondade, grávidos da Alegria, grávidos da Verdade, grávidos do Perdão, grávidos da Santidade, grávidos da Humildade, grávidos da Gratuidade, grávidos do AMOR..., ..., ...,
GRÁVIDOS DE DEUS!
E será na medida em que "dermos à luz" estes dons - espalhando-os pelo mundo, isto é: será na medida em que dermos testemunho do Senhor e do Evangelho, que acontecerá verdadeiramente NATAL! EM NÓS, À NOSSA VOLTA, NO MUNDO!

Nesta última partilha, era isto que queria deixar a todos à laia de BOAS FESTAS:

QUE SEJAMOS ANUNCIADORES DA BOA NOVA:
O MUNDO TEM ÂNSIA DE DEUS...
E DEUS TEM ÂNSIA DE CADA CRIANÇA, DE CADA MULHER E DE CADA HOMEM

JESUS TEM ÂNSIA DE TI... DE MIM!!!
DEIXA-O VIR... NASCER... CRESCER!

Teresa Olazabal

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal 1



Uma luz brilhou par aqueles que habitavam nas sombrias regiões da morte...
(da 1ª leitura missa do Galo).

Se...

"Estou à porta e bato, diz o Senhor. Se alguém ouvir a Minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele coMigo."
(Da "Antífona da Comunhão" da Missa de 23/12/08, Ap. 3,20)

O nosso Deus é realmente "estonteante" de humildade, de delicadeza, de ternura, de respeito, de liberdade... Qual de nós ficaría à porta de alguém a bater e à espera... sem condições? Sem insistir? Sem berrar? Sem dar pontapés? Sem insultar?

"SE...!!!" = "Se ouvires a Minha voz..." "Se Me abrires porta..." "Se quiseres..." "Se... era capaz de ser bom para os dois: tu coMigo, Eu contigo... a cear, a conversar... a pôrmos a vida em dia... Possso entrar? .. Estou ao teu dispôr... Queres? Posso?"

"...SE..." = a palavra-chave deste diálogo...

"SE Me disseres que não...
EU CONTINUO À TUA ESPERA!"

"SE..."

Teresa Olazabal

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

João Bosco, rebelde sonhador

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana vai levar a efeito no próximo dia 10 de Janeiro de 2009, às 15 horas, no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI em Fátima, a representação da peça teatral “João Bosco, rebelde sonhador” que é levada à cena pela companhia do Teatro Experimental de Cascais (TEC).

Tal representação, que contempla diálogos, dança, música e coreografias, dá a conhecer a vida e obra de S. João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas).

Com esta representação em Fátima pretende-se não só divulgar a figura de S. João Bosco como também assinalar os 150 anos da fundação da Congregação Salesiana.

Para ajudar a custear as despesas com o espectáculo a organização pede 10 € por pessoa.

Assim como Maria

"Naquele tempo, Maria disse: 'a minha alma glorifica o Senhor e o meu espirito se alegra em Deus meu Salvador... O Todo Poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o Seu nome'...!"
(Do Ev da Missa de 22/12/08, Lc. 1,46-56)


Neste fim de Advento, podiamos PARAR e pensar - com Maria - as maravilhas que o Senhor já fez em nós - em ti... em mim... São tantas e tão grandes! Muitas vezes não vemos, não ligamos, distraídos e alhedos... ou com "falsa modestia" dizemos que não... esquecidos que é do próprio Deus que estamos a desdenhar, a Ele que estamos a minimizar, não a nós!... porque TUDO O QUE TENHO E TUDO O QUE SOU - 95% - é obra do Senhor em mim. Os 5% de resto, são a minha parte que consiste - SÓ - em acolher as maravilhas do Senhor. Se eu O deixar, se não O travar, Ele estará todo o dia, toda a hora a derramá-las em mim!!! Vamos PARAR... e senti-las, gozá-las, agradecê-las, desvanecer-me, derreter-me - ou seja - cantar com o coração cheio de festa e humildade:

"A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador"

Teresa Olazabal

sábado, 20 de dezembro de 2008

O Roque e a Amiga

Personagens à procura de enredo,
que se cruzam nas esquinas
como tangentes apressadas,
imagens projectadas que se beijam
no ecran das expectativas alheias.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Está quase...

"...Que será chamado 'Emanuel' que quer dizer Deus connosco..."
(Do Ev. da Missa de 18/12/08, Mt 1,18-25)

O que acontece quando quero falar com os "grandes" deste mundo? Meto requerimentos, faço telefonemas, espero semanas, meses, insisto, e quase sempre não consigo que me atendam - não me recebem, não sou suficientemente importante para que lhes valha a pena "gastar" tempo comigo... Com Deus - O Grande dos Grandes, O Senhor dos Céus e da Terra, O Mais Importante de Todos os Importantes - é fácil, falo SEMPRE que quiser porque ... Ele ESTÁ CONNOSCO! Não é incrível? Um DEUS CONNOSCO, sempre aqui, sempre disponível, sempre atento, sempre à espera que eu queira olhar para ELE... Ó Senhor és um Deus incrível! Obrigado por eu ser tão querida e importante para Ti.


"Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. ... Não tinham filhos porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada..."
(Do Evangelho da Missa de 19/12/08, Lc 1,5-25)

Todos sabemos o "happy end" da história = foi-lhes concedido um filho pela graça do Senhor. Contra tudo e contra todos... porque a Deus nada é impossível! Com Ele e nEle, a esterilidade dos nossos actos e das nossas vidas tornam-se fecundidade iluminada... Com Ele e nEle, não é a velhice dos nossos corações que nos impede de anunciar a Fé e a novidade de Jesus... O Senhor tem tanta urgência, tanta necessidade que o mundo se transforme, que é em nós que pega - estas misérias "estéreis" e de "idade avançada" = sem forças, sem garra e sem esperança - para com Ele gerar um mundo NOVO EM AMOR! Neste Advento, o tempo do SIM... que Lhe vou responder?

PORQUE A DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!!

Teresa Olazabal

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Para o Herói que há dentro de todos nós :)



Apeteceu-me partilha com vocês....
Espero que gostem.

Verse 1:
There's a hero, if you look inside your heart.
You don't have to be afraid of what you are.
There's an answer, if you reach into your soul,
And the sorrow that you know will melt away.

Chorus:
And then a hero comes along, with the strength to carry on,
And you cast your fears aside, and you know you can survive.
So when you feel like hope is gone,
Look inside you and be strong,
And you'll finally see the truth, that a hero lies in you.

Verse 2:
It's a long road, when you face the world alone.
No one reaches out a hand for you to hold.
You can find love, if you search within your self,
And the emptiness you felt will disappear

(Chorus)
And then a hero comes along, with the strength to carry on,
And you cast your fears aside, and you know you can survive.
So when you feel like hope is gone,
Look inside you and be strong,
And you'll finally see the truth, that a hero lies in you.

Lord knows, dreams are hard to follow.
But don't let anyone, tear them away- ay ay.
Hold on-on, there will be tomorrow.
In time, you'll find the way.

(Chorus)
And then a hero comes along, with the strength to carry on,
And you cast your fears aside, and you know you can survive.
So when you feel like hope is gone,
Look inside you and be strong,
And you'll finally see the truth, that a hero lies in you.

That a hero lies in... you
That a hero lies in... you

luzes e lágrimas


Nem sei bem porquê,
mas pareceu-me apropriada esta imagem.

Deus desce até nós!!!

"Genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac... ".
(Do Ev. da Missa de 17/12/08, Mt 1,1-17)

...Gosto tanto de ler esta lista infindável de nomes que vão desde Abraão até Jesus durante 42 gerações! Gente de toda a espécie, santos uns, pecadoras outros (ladrões, corruptos e indignos), reis, e plebeus, humildes, pobres e ricos, homens e mulheres de todas as classes. O nosso Deus é HOMEM como nós, descende de bons e de maus, Ele assume em Si todo este povo da mesma maneira e com o mesmo amor que me assume a mim - agora - com a minha história... Supera todas as indignidades, não Se suja por causa disso, nEle todas as nódoas desaparecem. Não vem de uma descendência PERFEITA... Não fica a "olhar para trás" a ruminar o que houve, a ruminar o que fiz ... quer que me transforme e me limpe a partir do Seu coração onde me recebe tal como sou e donde sairei - se quiser - uma criatura nova... É tão bonito ter um Deus que é humano desta maneira...

Um Deus que "desce" até ao homem,
para que o homem "suba" até Ele!
ALELUIA!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Eles acreditaram

"...Jesus disse-lhes 'em verdade vos digo: 'os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o Reino de Deus'... 'vós não acreditastes, ...mas eles acreditaram..."
(Do Ev. da Missa de 16/12/08 Mt 21,28-32)

Mas então como é? Com a minha vida tão direitinha, as contas em dia, sem roubar nem cometer adultério... Até vou á Missa, rezo o terço, faço por aí umas coisitas pelos outros... vou ser ultrapassada por uma mulher de má vida - uma pecadora publica, toda a gente sabe a vida que leva... ou por um publicano, esse nojento cobrador de impostos?

"...mas eles acreditaram...!"

Um dia ouvi um jovem sacerdote dizer: "iremos ter uma grande surpresa quando chegarmos ao Céu: vamos andar á procura dos "santos" que TINHAM POR FORÇA QUE LÁ ESTAR... e não é que nos bancos deles vão estar sentados os que juraríamos pela nossa honra que nunca poderiam "lá" entrar...?"

"...mas eles acreditaram...!"

...Acreditaram que o Menino que está para vir é tão grande, tão grande, tão grande que até é maior do que o pecado! Acreditaram que o Senhor que vai nascer é tão grande, tão grande, tão grande, que por eles até Se fez pequenino para vir salvá-los! Acreditaram que o "Deus connosco" é tão grande, tão grande, tão grande, que lhes oferece um colo para se sentarem quando, cansados da vida que levavam, procuraram refúgio onde chorar amargamente o seu arrependimento...

"... MAS ELES ACREDITARAM...!

Teresa Olazabal

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

warning

caríssimos tás-à-toanos,
aproximam-se as férias (interrupção lectiva para ser mais correcto, que isto de férias deve ter pouco) e não voltámos a falar do nosso 'mini-retiro' de Inverno, mas convinha saber como vai ser... quanto mais tarde ficar decidido, mais difícil será conciliar a agenda.
aliás, mais que isso, passo a comunicar que nesta fase, provavelmente já não estarei disponível nas datas que ficaram a pairar (26... 27... qualquer coisa por aí)

talvez seja melhor não guardar estas decisões para quando nos reunirmos todos de novo.
o que há a dizer sobre isto?

bjinhos e abraços

Mostrai-me, Senhor, os vosos caminhos

"Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos."
(Refrão do Salmo da Missa de 15/12/08,do Sl 24)

Sim, ó Deus, mostra-mos! Porque os Teus caminhos não são os mesmos que os meus e por isso tantas vezes me esbarro, tantas vezes escorrego, tantas vezes me perco, tantas vezes não encontro a porta, tantas vezes hesito ao chegar à encruzilhada, tantas vezes desemboco num beco sem saída, tantas vezes me aflijo por não ver nenhum caminho... Sinto-me perdida e só, cheia de frio e de medo... Ó querido Deus, eu sei que não sei caminhar sozinha e por isso Te peço humildemente:

"Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos"

Teresa Olazabal

domingo, 14 de dezembro de 2008

Preparai o caminho do Senhor

"...Preparai o caminho do Senhor..."
(Da "Aclamação do Evangelho" da Missa de 13/12/08, Lc. 3,4)

O que será "o caminho do Senhor"? É aquela estrada escondida no interior do meu peito que vai até ao coração... e para onde quase sempre evito olhar... O Senhor quer-me ajudar a desbravar esse caminho, isto é: a varrer, limpar, iluminar, tapar buracos, derrubar barreiras e muros que fui construindo ao longo da vida. Quer fazê-lo comigo porque a "comunhão" é a Sua marca! Depois, o meu coração até é capaz de ter o aspecto de um berço... Onde Ele se iria sentir bem... Não achas que era bom?

Teresa Olazabal

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ele está quase a chegar...

"Naquele tempo disse Jesus à multidão: ... Veio João Baptista, que não comia nem bebia e dizem que tem o demónio com ele.
Veio o Filho do Homem que come e bebe, e dizem: é um glutão e um ébrio..."

(Do Evangelho da Missa de 12/12/08, Mt 11,16-19)

Pois é... Quem não quer... arranja mil razões para se justificar. É "preso por ter cão, e preso por não ter". E assim vou andando "numa boa", estou de bem com todos, a coisa até dá para tudo, E CONTINUO A "ADIAR" A VIDA! Até quando? Que arrepio ao ler "multidão" em vez de "discípulos"...! É bem diferente não é? Faço parte duma multidão (uma amálgama) que se arrasta, ou de um grupo (com nomes) que "VIVE"?

Mas Jesus não desiste...
PORQUE O AMOR NÃO PODE VIVER SEM AMAR!

Teresa Olazabal

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Não temas...

"Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão e te digo: 'Não temas, Eu venho em teu auxílio'..."
(Da 1ª. leitura da Missa de hoje, Is. 41, 13-20)

São de uma beleza incrível todas as leituras que nos preparam para a vinda do Senhor. Porque será? Não será a partir da beleza, a partir de uma história de Amor que os corações se abrem para "dar passagem" e para arranjar lugar? O Senhor não me quer perder... Ele quer vir... Segura-me pela mão e tranquiliza-me: "não temas, Eu estou aqui, não te abandono..." "Mas, e aquela doença, aquele tsunami, aquela incompreensão, aquele drama...?" "Péra aí! Dá tempo... um dia verás como o Senhor tava LÁ, a mão estendida para te amparar, amar, ajudar a aguentar, chorar contigo..."

"EU SOU O SENHOR TEU DEUS... NÃO TEMAS!"
MARAVILHA DE DEUS!VAMOS DIZER-LHE "VEM!" NESTE NATAL?
Teresa Olazabal

Que o Senhor venha para todos nós, hoje em especial para a nossa Joaninha que faz aninhos!!!
Beijaços a todos, a ela em especial.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Continuando a preparar a Sua vinda

"Naquele tempo Jesus percorria todas as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho e curando todas as doenças..."
(Do Evangelho da Missa de 06/12/08, Mt. 9, 35-10,1.6-8)

Naquele tempo... e neste tempo! É... Jesus anda por aí percorrendo as ruas da nossa cidade, ensinado nas nossas Igrejas... e pregando o Evangelho. Aproveita para nos "falar" a partir de tudo e de todos... Tenta chegar a mim de "uma outra maneira" porque sabe que eu O acho "um saco"... É capaz de Se meter comigo no elevador do meu prédio, ou de Se sentar na mesa ao meu lado no café ou de vir no mesmo banco que eu no metro... Até é capaz de viver na mesma casa que eu... Anda por aí ansioso e sequioso da minha atenção... talvez "disfarçado" de marido, de irmão, de sacerdote, de filha/o, de cunhada/o, de esposa, de empregada, de amiga/o, de conhecida/o... Cruza-Se comigo a toda a hora... Serei capaz de O reconhecer? Aparece-me onde menos O espero... para me ensinar, curar, conversar, evangelizar, falar dELE... NESTE TEMPO!


"Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discipulos: Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma se tresmalhar não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada...?"
(Do Evangelho da Missa de 09/12/08, Mt. 18,12-14)

Jesus anda à procura da ovelha tresmalhada, Ele "anseia" nascer no seu coração. Este é o tempo da preparação desse encontro entre o Pastor e a/o tresmalhada/o... Mas, será que me quero deixar encontrar? Não estarei a fugir, tão preocupada/o com os enfeites e os presentes ao ponto de me esquecer "O PRESENTE" de Natal? Advento, o tempo de pararmos e de nos sentarmos com tempo diante d"O Presente" e começar desde já a desembrulhá-lo... Devagarinho... curiosamente... e espreitar o que está la dentro...


"Naquele tempo, Jesus exclamou: 'vinde a Mim todos vós que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei...'."
(Do Evangelho da Missa de 10/12/08, Mt. 11,28-30)

Como não hei-de andar cansado... oprimido... se sou escravo do que o mundo me exige, ou seja: ser o primeiro, o mais eficiente, o mais esperto, o mais rico, o mais estudioso, o mais chic, o mais rápido, o mais produtivo... UFF!!!! Jesus conhecendo os meus "curto-circuitos" desafia-me: "Eu Sou o teu Descanso, a solução para a tua estafadeira! Ser o primeiro é muito, muito cansativo... VEM A MIM! PORQUE SÓ EU TE POSSO ALIVIAR (=ENSINAR)...". Gosto de me imaginar no colo de Jesus... lá percebo que não é tão importante assim a voz insinuante do mundo a chamar-me ao primeiro lugar... Esse colo é capaz de me libertar dessas exigências! Vamos experimentar? E depois... que importa se fôr o 2º? Ou mesmo o último... ...se fôr íntegra/o?

Teresa Olazabal

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Preparando a vinda d'Ele

Conforme prometido, aqui ficam as primeiras reflexões da Teresa Olazabal, sobre passagens das leituras desta semana.
Bom Advento

“Jesus foi para junto do mar da Galileia e, subindo ao monte sentou-se. Veio ter com Ele uma grande multidão trazendo coxos, aleijados, cegos, mudos para serem curados. E Jesus curou-os..."
(Do Evangelho da Missa de 03/12/08, Mt 15,29-37)

Estou inquieta... Não deveria ir até lá também? Afinal os meus passos tropeçam facilmente e, coxos, hesitam no caminho a seguir...; o meu coração, cheio de feridas e ressentimentos aleija-me o viver e tapo-o com medo, não me quero encarar; cega, estou incapaz de ver a beleza no coração de cada irmão, presa como estou- na minha cegueira - às aparencias; e muda, calo-me diante da injustiça, da corrupção e da mentira, acagaçada com o que podem pensar, dizer… Tanta coisa para curar… limpar... transformar...

E se fosse “lá” também? Corro à praia. Jesus ainda lá está, aquele olhar penetrante e doce, sem ressentimento nem reprovação, todo Ele só AMOR! Estava à minha espera cheio de compaixão, acolhimento e perdão... Ajoelho-me e sou aconchegada num abraço sem fim. Ele continua lá, talvez à espera de si, e de si, e também de si... Quais são as suas mazelas? Só Ele as pode curar, só ELE a/o pode ressuscitar...!


"Nem todo aquele que diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus mas só aquele que faz a vontade do Meu Pai..."
(Do evangelho da Missa de 04/12/08, Mt 7,21.24-27)


Esta verdade "apanha-nos" a todos! É... rezamos o Pai Nosso... vamos à Missa... até rezamos o terço... convidamos o Sr. Prior para jantar... não matamos, não roubamos... fazemos umas coisitas... isto é, e resumindo, dizemos: "Senhor, Senhor..". Mas... e a VONTADE do Pai? Qual foi a última vez que me sentei diante de Jesus e Lhe perguntei frontalmente "olhos nos olhos": "o que queres de mim, Senhor? Qual a Tua vontade em relação a esta decisão, esta relação, esta zanga, este gastar, este trabalho?" Qual é o centro da minha vida? O que me move? O "mundo", ou Deus? Acerto o meu passo ao do Senhor, ou quero obriga-lO a acertar o dELE ao meu? "Nem todo o que diz Senhor, Senhor..." mas sim aquele que tem a coragem de enfrentar, cortar, mudar, acabar, ser diferente -mesmo que isso a/o leve á Cruz. Ao Seu lado, inclinado para ele amorosamente, estará, atento e cheio de compaixão, de mão estendida, Jesus...


"Assim fala o Senhor Deus: daqui a muito pouco tempo não há-de o Líbano transformar-se num jardim e o jardim parecer uma floresta?... E o tirano deixará de existir... "
(Da 1ª. leitura da Missa de 05/12/08, Isaías 29,17-24)

"Daqui a muito pouco tempo"... virá Aquele que é a Beleza e a Abundância... Virá Aquele que vem libertar a minha liberdade, acabando de vez com o "tirano" que me tem escravizada/o e acorrentada/o, ao ponto de criar raízes no meu coração amarrando-o e amedrontando-o.

É... será "Daqui a muito pouco tempo"...
Quero acolhê-lO ou vou "prescindir" dELE por mais um ano?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Próxima reunião

Quinta-feira é dia de festa, porque teremos reunião do grupo!!!
Devido às dificuldades de alguns, manteremos a hora inicial - 18h30.
Para além do tema, temos que tratar do número para a festa de Natal e da nossa saída.
Quanto ao número, quem quiser pode lê-lo aqui. Foi um ficheiro que a Kika1 colocou no fórum, no site das edições. É uma boa sugestão, mas que dá algum trabalho. Leiam para terem uma ideia. A nossa coreógrafa "Joana di Camilis" já está a desenvolver ideias...
Beijaços